empreendedorismo / mobilidade

“Com o trânsito cada vez mais caótico, profissionais em busca de qualidade de vida,  empresas tentando reduzir custos, o Home Office (Teletrabalho) parece uma alternativa interessante que pode trazer muitos benefícios, tanto para os empregados quanto para as companhias.”

greve no metro são paulo parada - foto de lii_santos

@lii_santos: “Aqui não parou. Virou estacionamento. E as pessoas saindo do carro até #greve”

Hoje pela manhã, quando vi os tuites sobre a confusão no trânsito com a greve que paralisou linhas de metrô e de trem na capital paulista (e em outras cidades também), comecei a juntar informalmente alguns dados. Mentalmente (depois por DMs) fui vendo quais eram meus contatos que poderiam ter ficado em casa, trabalhando sim, mas remotamente, usando a tecnologia para isso, e os que realmente tinham que sair para o trabalho. Na minha conta pelo menos 30% das pessoas que estavam no trânsito poderiam ter se organizado com seus clientes ou empregadores para evitar o estresse de hoje.

É muita gente, não?

Eu acho que sim!

Se vocês pensam que eu falo só como “privilegiada” que pode ficar em casa, bem, diria que é meia verdade. Posso mesmo. Organizei minha vida para evitar o trânsito, exatamente como falo há anos aqui, fazendo trabalho e moradia serem próximos para ter mais tempo livre e, ao mesmo tempo, ser menos “escrava” dos meios de transporte.

Mas mesmo quem precisa sair de casa pode dar um jeito nestas situações. Agora eu tenho uma empresa e com ela uma equipe para administrar, lembram-se? Pois a equipe foi me avisando, desde semana passada, quando os rumores da greve surgiram no noticiário informal (as redes sociais) e nos portais de notícia, e fomos planejando o que seria feito hoje. Ontem nos despedimos, combinamos como seria o horário de cada um no home office e meu “trabalho” hoje foi apenas ligar as máquinas do pessoal aqui para eles poderem conectar remotamente os arquivos que julgassem necessários. Isso tudo de suas casas, do conforto do lar, sem estresse. E sem perder nada da produtividade pois temos os “mensageiros instantâneos” (gtalk, skype, hangouts) para nos falar e o armazenamento em nuvem para produzir e editar em conjunto boa parte dos documentos do trabalho.

Nem sempre precisamos optar em definitivo ou garantir a regularidade do teletrabalho – como comentei quando fui ao  Seminário Home Office | Teletrabalho – mas devemos sim criar esta possibilidade para situações emergenciais como a de hoje em São Paulo.

Convido-os a pensarem no tema comigo e igualmente para os que estão nas cidades afetadas pela greve para me contarem como organizaram suas vidas, optando ou não pelo teletrabalho.

Comentem! Vamos pensar juntos em soluções!

greve no metro são paulo parada - foto de claualaminos

@claualaminos: “Há 20 minutos parada sobre a ponte Estaiada. Estacionamento a céu aberto. #grevedometro”

P.S. Meus agradecimentos à @lii_santos e @claualaminos que cederam as fotos para este post. E também aos amigos virtuais que conversaram comigo em DM no Twitter, mas não podem ser citados nominalmente para proteger suas identidades por conta do trabalho.

😉

Posts relacionados:

Você pode gostar também de ler:
Nem todo instagramer é um geek que usa os filtros do smartphone para fazer seu
Tudo começou num papo descontraído no Facebook que eu vi no Twitter sobre os furoshikis
Perguntei novamente ontem no Twitter se "as amizades da internet são descartáveis", inflexível na minha
Já escutei algumas vezes dos amigos dos meus filhos que usam Twitter que suas contas
“A necessidade de investimentos em infraestrutura no Brasil é muito grande, e isso já é
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas