cultura web

Então, eis que hoje meu gmail passou a funcionar com um novo buzz – mais um, em meio a tantos “barulhos” e agitos que minha vida virtual já tem.O Google Buzz promete ser o que o Google Wave não foi… ah, você perdeu a “onda”? Garanto, não perdeu nada! O Wave era uma tentativa de colocar todos em contato e conversando com todos, uma coisa que o Facebook tem feito muito bem e que Orkut e outros tentam copiar há tempos sem o mesmo sucesso. Mas parece que, agora que optaram por usar a interface do gmail (para mim, o melhor dos e-mails) a coisa vai funcionar bem.

Na minha rede de contatos (com muitos early adopters, é verdade, mas também muita gente crítica) o Google Buzz pegou fogo nesta tarde. Acho que não será só entusiasmo do momento, mas, como disse @inagaki, um novo lugar para socialização e divulgação de conteúdos cansa… é tanta novidade e tanto espaço para falar com tanta gente, que acabamos nos perdendo. E este é o risco que corremos diariamente no mundo virtual, o de não conseguir escolher diante das infinitas possibilidades. E nesta busca, arriscar perder o que de melhor acontece bem do nosso lado. 😉

“Pronto, lascou-se: mais um lugar pra gente descobrir coisas que nem queria saber. É lugar virtual demais pra se socializar e postar conteúdos. Cada vez mais esses ambientes me lembram da barafunda sonora que foi a Campus Party, com todo mundo falando duma vez só sem que a gente conseguisse captar sequer metade de todas as informações que nos eram bombardeadas.” (Alexandre Inagaki, hoje no Buzz)

E se mesmo assim você for arriscar como eu fiz, vale ver as vantagens da brincadeira:

  • Não é necessária nenhuma configuração – Siga automaticamente as pessoas com as quais troca e-mails e bate papo com mais frequência no Gmail. (até sua avó pode acompanhar as coisas sábias que você tuita! risos)
  • Compartilhe de modo público ou privado – Divida suas ideias com o mundo ou apenas com seus amigos mais próximos. (vantagem! fiquei curiosa e vou ver se dá para organizar grupos, no esquema do google groups)
  • Integração com a caixa de entrada – Os comentários são enviados diretamente para a caixa de entrada, portanto é fácil manter a conversa rolando. (testei e funcionou: quem me responde aparece como mensagem, se o buzz não teve minha participação, vai pra um espaço à parte)
  • Compartilhar fotos é muito fácil -Veja miniaturas com cada postagem e fotos de tela inteira de sites populares.
  • Conecte sites que já utiliza -Importe seu conteúdo do Twitter, Picasa, Flickr e Google Reader. ( perfeito, né? mas estes serviços precisam estar – ou ser – habilitados no seu perfil de usário do google para funcionar)
  • Veja atualizações em tempo real -Postagens e comentários novos aparecem na tela à medida que são recebidos. Não é necessário atualizar a página.
  • Só conteúdo interessante -O Google Buzz recomenda postagens interessantes e elimina aquelas que você provavelmente irá ignorar. (este item eu adoraria saber como vai funcionar!)

P.S. Uma vantagem extra para quem não consegue ficar de fora do buzz: tem Google Buzz no smartpone, está em buzz.google.com.

Outras impressões: @tiagodoria.

Posts Relacionados

Você pode gostar também de ler:
Hoje é Dia do Quadrinho Nacional, galera! E claro que nerd como sou, não poderia
Já aconteceu por aqui, pois temos internet em casa desde os tempos da discada e
Você conhece a Inspirarte? A plataforma, criada pela Faber Castell, para os amantes da arte,
Uma análise do comportamento afetivo da geração millennial e perspectivas para o amor no futuro.
Sexta-feira passada, a atriz Carrie Fisher sofreu um grave ataque cardíaco de 15 minutos antes
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas