bem estar
Imagem: Pixabay

Imagem: Pixabay

Em São Paulo acontece a 7º Gluten Free, 4º Zero Lactose e 2ª Expo Brasil Alimentos Funcionais e 1º Gastronomia Funcional, por isso vamos falar sobre a presença de matérias-primas que contém glúten em sua composição e são aplicados em cosméticos e produtos de higiene.

Um relatório de pesquisa publicado pelo Instituto Nacional de Ciências da Saúde do Japão colheu dados entre 2009 a 2013 e encontrou 1900 pacientes que relataram reação alérgica depois de usar um sabonete que continha proteína de trigo hidrolisada. Este não é o primeiro relatório de pesquisa sobre o tema. Outros estudos têm identificado asma em cabeleireiros expostas à proteína de trigo hidrolisado. (Referências no final do texto)

Asma e dermatite são comuns em pessoas celíacas (diagnosticadas com sensibilidade ao glúten). Se você é alérgico ao glúten, é aconselhável que você verificar a composição no rótulo dos ingredientes em cosméticos, sabões e produtos de cabelo.

Mas um cosmético com glúten é absorvido pela pele?

De acordo com o gastroenterologista Michael Picco, o glúten não é absorvido através da pele, isso acontece porque as moléculas da proteína do gluten ser muito grande, dificultando sua absorção tópica (através da pele).

Mesmo se a pessoa for diagnosticada com dermatite herpetiforme (DH) , embora envolva a pele, o risco está se o cosmético for ingerido acidentalmente e não pelo contato tópico com a proteína. Mas como isso pode acontecer? Através do contato com a boca em batons, protetores labiais, shampoos, condicionadores, pasta de dente e enxaguatórios bucais de matérias-primas com glúten em sua composição.

Ainda no Brasil não há testes para determinação de glúten em cosméticos, mas alguns fabricantes já colocam em seus rótulos se a composição é livre ou não de glúten.

Conheça a composição do seu cosmético

Quando a doença celíaca é diagnosticada, a maioria das pessoas portadoras, começa a observar mais atentamente a composição dos alimentos para tirar a proteína alergênica de sua alimentação, mas ainda não existe o hábito de ler o rótulo de um cosmético para saber quais são os ingredientes presentes na composição antes de comprá-los.

No Brasil o sistema de nomeação dos componentes presente nos cosméticos é padronizado através da Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos (INCI) International Nomenclature of Cosmetic Ingredient, um sistema de codificação da nomenclatura de ingredientes cosméticos, reconhecido e adotado mundialmente, criado com a finalidade de padronizar os ingredientes na rotulagem dos produtos cosméticos.

Segue uma relação de matérias-primas que podem estar presentes nos cosméticos que possuem glúten na sua composição:

Componentes cosmeticos que são derivados de trigo, aveia, centeio e cevada:

  1. WHEAT GERM – Germe do trigo
  2. HYDROLYZED WHEAT PROTEIN – Proteína de trigo hidrolisada
  3. HYDROLYZED VEGETABLE PROTEIN – proteína vegetal hidrolisada
  4. TRITICUM VULGARE – Nome ciêntífico do trigo
  5. AVENA SATIVA – Nome ciêntífico da Aveia
  6. HORDEUM VULGARE – Nome ciêntífico da Cevada
  7. SECALE CEREALE – Nome ciêntífico da Centeio

Observação 1:

Estas orientações são indicadas somente para os portadores de doença celíaca, as demais pessoas que tem interesse em tirar o glúten de sua alimentação, produtos com matérias-primas com itens derivados de trigo, aveia, centeio e cevada seu uso é livre.

Observação 2:

Se você usar um produto cosmético ou de higiene que contenha glúten e desenvolver alguma reação alérgica na pele, consulte o seu médico dermatologista para identificar a causa.

Referências:

Teshima R. Food allergen in cosmetics. Disponível em: <https://www.jstage.jst.go.jp/article/yakushi/134/1/134_13-00209-2/_pdf> . Acesso em 15 jul 2016 (em Japonês)

Airaksinen L, Pallasaho P, Voutilainen R, Pesonen M.  Occupational rhinitis, asthma, and contact urticaria caused by hydrolyzed wheat protein in hairdressers.  Ann Allergy Asthma Immunol. Disponível em: <http://www.annallergy.org/article/S1081-1206(13)00733-3/fulltext>. Acesso em 15 jul 2016

 

The following two tabs change content below.

Christina Santos

Christina Santos, química, com especialidade em pesquisa e desenvolvimento de cosméticos, adora gatos e pipoca e tem grande interesse em meio ambiente, e sustentabilidade corporativa.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas