Gibitecas

Já falei sobre férias de julho e o quanto elas me desesperam em E viva as férias de julho! mas confesso que na época não tinha visto ainda as opções culturais que São Paulo ofereceria às crianças neste mês de inverno. Não vou discorrer sobre todos, prefiro me concentrar no que atualmente virou febre em casa: os gibis. Não é só a a leitura deles, mas a confecção, pois meu filho Enzo tem feito um gibi por dia desde que participou da oficina de gibi no evento promovido pela editora Cosacnaify. Creio que como bisneto de japoneses, ele está se voltando ao mangá, um estilo de “gibi” característico da cultura japonesa e que começa a ganhar muito espaço no Brasil também, com eventos como a 12ª Fest Comix que aconteceu em São Paulo nos último final de semana de junho.
Descobri que o Centro Cultural São Paulo, que fica bem no centro e tem metrô na porta, vai promover uma oficina de quadrinhos para crianças e jovens na Gibiteca Henfil (datas e horáriosaqui) e que há promoções como esta por todo o país (lista de cidades aqui). Lembro que meu irmão, que também adorava desenhar, fez alguns cursos na Gibiteca de Curitiba, a mais antiga do Brasil, fundada em 1976. Ele teria adorado a Gibiteca Henfil, que é a maior e mais famosa do Brasil, porque, como as outras gibitecas promove exposições, cursos de HQ, eventos (RPG e quadrinhos) e atende ao público leitor e às pesquisas. A experiência com a criação não lhe rendeu uma profissão (ele é engenheiro florestal) , mas ensinou o prazer de ler e de se dedicar a uma atividade até conclui-la.
Se você ainda acha gibi uma leitura menor, tente fazê-lo com seu filho, com os olhos curiosos e a imaginação infantil. Experimentará um mundo próprio. Cheio de ação, emoção, heróis, criaturas mágicas e muita, muita diversão.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.