Fórum internacional sobre livro digital #bienaldolivrosp

Há alguns dias a turma ligada nos livros se assombrou com a notícia de que a venda de e-books superou a de papel na Amazon.com (uma das maiores livrarias dos EUA e que popularizou o e-reader a partir do Kindle), com dados que davam conta de que em três meses foram vendidos 143 livros para Kindle para cada 100 livros de capa dura – incluindo livros em papel que não têm edição para Kindle.

Enquanto alguns amantes de livros estão de luto pela morte das obras impressas, o setor livreiro parece abrir os olhos para as mudanças. Propondo um exercício de cenários, a Câmara Brasileira do Livro vai realizar o Fórum Internacional do Livro Digital, integrando a programação oficial da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

E o que poderemos ver no evento que acontece no auditório Elis Regina, no Parque Anhembi, entre 10 e 11/08/2010? Três palestras focadas no livro digital:

  • dia 10/08, das 20h30 às 22h: Palestra “O futuro do livro no mundo digital” com Mike Shatzkin – fundador e CEO da The Idea Logical Company, editor do blog, The Shatzkin Files, um dos mais consultados no mundo sobre o impacto da mudança digital no mercado de livros. Na vanguarda da discussão em torno do tema, Shatzkin realiza anualmente inúmeras conferências – recentemente participou da Digital Book World – e presta consultoria com vasta experiência em toda cadeia produtiva do livro, da redação e edição ao agenciamento, venda, marketing, produção e gestão.
  • dia 11/08, das 08h30 às 10h: Palestra “Os livros na Era Digital” com John B. Thompson – autor de Books in the Digital Age (Livros na Era Digital, ainda não traduzido para o português), analisa há 20 anos a transformação da indústria editorial do livro. É professor de sociologia da Universidade de Cambridge (Inglaterra), onde trata da teoria social e política contemporânea, sociologia da mídia e da cultura moderna, a organização social das indústrias da mídia, o impacto social e político de tecnologias de informação e comunicação e as formas de comunicação política são seus temas de investigação. Outras obras publicadas: Ideologia e Cultura Moderna (1990), The Media and Modernity (A Mídia e a Modernidade, 1995) e Political Scandal (Escândalo Político, 2000).
  • dia 11/08, das 18h00 às 19h30: Palestra “O Futuro já não é mais o que era!”,Jean Paul Jacob, engenheiro eletrônico brasileiro, um guru do mundo digital, citado como um dos 50 “Campeões de Inovação” pela revista Info, profetizou o fim do livro, a exemplo do que já havia feito na década de 1980, quando decretou o fim do vinil diante do aparecimento de CDs e DVDs. É pesquisador emérito da IBM e cientista consultor residente na Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA). Despojado e comunicativo, Jean Paul leva sempre para suas entrevistas e palestras uma sacola barata, repleta de novas tecnologias que apresenta ao público.
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook