a vida quer
people in park

Na quinta, um amigo do GIorgio veio brincar em casa e ele chegou falando: “A casa do Giorgio é a mais legal porque ele tem uma biblioteca!” Assim que terminou de almoçar, ele veio ao escritório e ficou vendo os livros e gibis, conversando animado comigo – claro, naquela tarde trabalhei pouco, mas pensei muito sobre a leitura.

No mesmo dia representantes do governo e das entidades do livro se reuniram em Brasília para a apresentação dos resultados da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil II realizada pelo Instituto Pró-Livro. Apesar do pequeno aumento no número de livros lidos por ano pelos estudantes brasileiros, temos que pensar no empenho das escolas e das famílias, mas ainda rever nossa capacidade de interagir com os livros e de estimular o interesse pela leitura.

O brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Este é um dos principais indicadores a que chegou a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência. O estudo constatou que somente a leitura de livros indicados pela escola, o que inclui os didáticos, mas não só, chega a 3,4 livros per capita. A leitura feita por pessoas que não estão mais na escola ficou em 1,3 livro por ano.

Na busca pela universalização do hábito da leitura, hoje acontece palestra sobre Literatura Infantil e Formação de Leitores no Brasil com Denyse Figueiredo Cantuária. Ela é Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela PUC/MG e Professora de pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes/SP, autora, editora e coordenadora de projetos para montagem de salas de leitura e outros eventos literários.

Conteúdo:

  • Origens da Literatura infantil e juvenil no Brasil.
  • Projetos de leitura.
  • Grandes autores depois de Monteiro Lobato.
  • O professor como leitor.
  • Trabalhar a leitura na escola é fundamental!

Serviço:

  • Projeto de Formação de Contadores de Histórias na Biblioteca Hans Christian Andersen
  • PALESTRA – Literatura Infantil e Formação de Leitores no Brasil
  • Dia 31 de maio (sábado) das 9 às 13h
  • Entrada Franca
  • Local: BIBLIOTECA HANS CHRISTIAN ANDERSEN
  • Av. Celso Garcia, 4142 -Tatuapé – São Paulo (Próx. Estação Tatuapé do Metrô)
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas