#FMDS e BlogBlogs

Estive nos dias 05 e 06/12 acompanhando o Fórum de Mídias Sociais e Digitais em Curitiba. A sensação de ter um evento ligado à minha área de trabalho na minha cidade (de onde saí há quase 4 anos) me permite concretizar para meus familiares o que eu faço atualmente. Profissionais de mídia social online tem grande dificuldade de explicar para os outros o que fazem. Entender nossa inserção neste mercado de trabalho tão novo e em constante mutação exige do interlocutor premissas tecnológicas (no mínimo como usuário 1.0 de web) que nem todos têm.  Um dos palestrantes da manhã de sábado, 06/12, disse que “A inércia é a força mais poderosa do comportamento humano. Esta é a tendência e a luta das empresas que estão nas mídias sociais.” A inércia é o que me move, sem parar, há muitos anos, no caminho das novidades, na adaptação às novas tecnologias, na aceitação dos novos comportamentos (não exatamente modismos) e na vivência como heavy user de tecnologia. Estas ferramentas me inserem neste mercado que discutimos na cidade onde cresci e me formei, onde mais cresce o mercado para profissionais de tecnologia da informação, mas onde eu ainda me sinto uma alienígena em alguns aspectos.

Mas vejo uma luz cada vez mais próxima neste tunel. Os blogueiros já falam em clientes de publicidade e numa pesquisa empírica feita por @jasper no seu painel no evento soube-se que cerca de 40% dos presentes já estão amparados como pessoa jurídica  para atender a estes clientes. Maravilha! Caminhamos e já não precisamos mais discutir, como chegou a acontecer na primeira manhã do evento, revivendo o “mais-do-mesmo” dos publieditoriais ou post pagos. Enfim, já se fala em orkut como mídia e em interessados em publicidade em blogs como clientes. Breve o publieditorial, o banner/widget pagos como publicidade serão passado e trabalhos como os meus acontecem (meu blog é uma vitrine do que faço como consultora em projetos de mídias sociais para várias empresas de mídias sociais e digitais) e os blogueiros se entenderão como profissionais.

Neste sábado estarei novamente reunida, desta vez na minha nova cidade, São Paulo, em dois eventos que fecham o ano das midias sociais aqui. O Mobile Camp, evento para convidados que acontece na casa Gafanhoto e reunirá usuários de mobile (smartphones e afins) convocados por Juliano Spyer e Cazé Peçanha, será uma oportunidade de começarmos a focar os eventos em nichos específicos. Este tipo de encontro é minha aposta para o próximo ano nas mídias sociais.

E mais tarde seguirei para o almoço de lançamento do novo BlogBlogs, o produto de web 2.0 mais famoso do Brasil e que se tornou um verdadeiro ícone dos blogs no nosso país. Com o novo slogan “conteúdo conectando pessoas”, Manoel Lemos (amparado por uma equipe de primeira), agora CTO da Abril Digital, soa para mim como o empresário de mídia social mais bem sucedido do Brasil. Se visto de forma holística a empresa dele é realmente a mais importante do ano, apesar de ter outras no caminho de um sucesso equivalente em 2009. 😉

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook