Fita mixada

Isso vai “doer” em quem é mais novo, mas eu lembro do prazer de gravar uma fita K7 com minhas músicas favoritas. E era divertido ver a competição dos meninos da escola que queriam fazer as melhores gravações, seleções e passagens (sem parar entre uma música e outra) para levar nas festinhas. Eram os DJs mirins. Esta geração cresceu e se profissionaliza. Alguns fazem parte da história da música brasileira, como o DJ KL Jay.

Soube que o KL Jay lançará o CD e o DVD Fita Mixada Rotação 33 na choperia do SESC Pompéia, dentro do projeto Plataforma (um espaço para novas bandas e artistas lançarem seus trabalhos). O CD Fita Mixada Rotação 33 é a primeira mixtape de KL Jay e me fez pensar no termo. A expressão em inglês vem do tempo em que as seqüências musicais mixadas pelos DJs eram gravadas em fitas cassete, como acontecia no meu tempo de ginásio. O advento da tecnologia digital, no entanto, não eliminou o uso da expressão para as gravações feitas por DJs e produtores que queiram divulgar seus trabalhos.

Não é meu estilo favorito (gosto de RAP, mas não sou uma fã inveterada) mas respeitei o repertório e mais ainda a história de KL Jay. Nos 30 minutos ouve-se viradas com vinis de rap brasileiro (MV Bill, GOG, 509-E, SNJ, Xis, Rota de Colisão, Racionais MCs, RZO, Sabotage, SP Funk) e produções exclusivas com letras de MCs convidados: Parteum, Kamau, Gaspar, Max B.O., Lívia Cruz, Aori e Phantom e Indião, da dupla Andrômeda. Todos eles fazem participação no show que o DJ apresenta no SESC Pompéia.

KL, nascido Kleber Geraldo Lelis Simões, começou sua carreira em 1984, quando realizava bailes com Edi Rock, que hoje é seu companheiro no grupo Racionais MCs. Anos depois, após ter visto um vídeo com a performance de um dos mais importantes nomes do cenário hip-hop, o DJ Cash Money, KL Jay se identificou com a arte dos toca-discos. Com o rapper Xis, KL Jay criou a gravadora que depois se tornou produtora de eventos e confecção, a 4P. Foi nessa gravadora que também lançou seu álbum solo Na Batida volume 3 – Equilíbrio, a busca, em 2002, que conta com a participação de vários artistas do hip-hop. KL Jay também é sócio da gravadora Cosa Nostra, juntamente com o Racionais MCs, e possui um selo individual, o Equilíbrio, que já lançou os álbuns dos grupos Sistema Negro, Cagebê e Relatos da Invasão. Ao lado de Xis, KL Jay produz o mais importante campeonato de DJs do país – O HIP HOP DJ –, que revelou renomados nomes como Cia, King, Marco, Tano, Hadji, Will e Ajamu, entre outros.

Serviço:

  • O que: KL JAY LANÇA “FITA MIXADA ROTAÇÃO 33” NO SESC POMPÉIA
  • Onde: na Choperia do Sesc Pompéia (Rua Clélia, 93, São Paulo, SP)
  • Quando: 4 de dezembro, quinta, às 21h.
  • Quem: Não é permitida a entrada de menores de 18 anos. Lotação: 800 pessoas
  • Quanto: R$ 4 a R$ 16
  • Fone: (11) 3871-7700
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook