a vida quer

Dica do Gustavo Gitti, via jaiku , no canal Não 2 Não 1:Hoje tem palestra sobre PAQUERA dentro do projeto Filosofia de Bolso do SESC Carmo.

Segui o link para o artigo no Estadão que conta um pouco do evento, que tem nome sugestivo: Filosofia de Bolso. Fragmentos de Um Discurso Amoroso (Martins Fontes, 368 págs., R$ 45,80), obra do filósofo estruturalista francês Roland Barthes (1915-1980) publicada em 1977 e um dos livros favoritos de alguns dos meus amigos, é a base da conversa de hoje.

Responsável pelo primeiro módulo do projeto Filosofia de Bolso – intitulado A Invenção da Paquera -, o biólogo Sandro Caramaschi admite que ‘a paquera é mais ou menos uma invenção ‘. O ato de escolher e conquistar parceiros é realizado a partir de uma conjunção de fatores de diversas ordens – social, cultural, histórica e biológica. A ênfase da apresentação de Caramaschi, que ocorre no Sesc Carmo hoje, a partir das 18h30, será na evolução biológica da paquera.

Docente na Unesp de Bauru, Sandro Caramaschi vai analisar ‘o comportamento natural’ dos relacionamentos, sem se prender apenas às dimensões cultural e individual das pessoas. Sua perspectiva é a da psicologia evolucionista – ele trabalha na zona de cruzamento da biologia e da psicologia, segundo diz.

‘Existem princípios previsíveis na hora de escolher um parceiro ‘, afirma. Caramaschi afirma haver características inerentes ao homem e à mulher. Ele dá um exemplo para cada gênero. O homem se guia pela atração física. Há um padrão no comportamento masculino: a procura de uma mulher com uma cintura que tenha 70% do tamanho do quadril. Já a mulher procura os homens espirituosos, que sabem contar piadas, porque isso é um indício de inteligência. ‘Nessa perspectiva, os homens engraçados seriam mais capazes de arrumar um emprego, por exemplo’, diz Sandro.

Serviço

  • Filosofia de Bolso
  • Sesc Carmo (100 lug.)
  • Rua do Carmo, 147, fone 3111-7000.
  • Hoje, 18h30.
  • Grátis
Você pode gostar também de ler:
  Killa P. deu a letra, Patti Cake$ eu fui ver. Um filme irado, é
Photo by Heidi Sandstrom. on Unsplash Primeiro post da segunda metade
Hoje estava lendo num do facebook, o pessoal tirando um sarro de uma entrevista da
Muita gente se pergunta...afinal faz sentido usar um protetor térmico toda a vez que uso
A nova modinha entre as vlogueiras de Beleza gringas são 100 camadas de alguma coisa,
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas