Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens

100-Borbulhas

Basta viajar pro Rio que fico com vontade de passar os finais de semana curtindo tudo! Não seria perfeito morar em Sampa e ir para a Cidade Maravilhosa para descansar sempre que a gente tem vontade de saudade?

No meu caso, tenho dois sobrinhos cariocas queridos, né? Isso reforça o carinho pela cidade e igualmente o olhar simpático para as oportunidades de consumo de cultura em família.

Vi no 1001 Roteirinhos um destaque para um evento que eu achei bárbaro: o 12º FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens. De 19 a 28 de setembro os cariocas poderão conferir 26 espetáculos, de diversos países, entre eles Espanha, França, Bélgica e Itália, em dez espaços da cidade: Centro de Referência Cultura Infância/Teatro Municipal do Jockey, Oi Futuro Flamengo, Oi Futuro Ipanema, Parque Lage, Parque das Ruínas, Teatro Café Pequeno, Teatro Dulcina, Teatro Carlos Gomes, Espaço Sérgio Porto e Midrash.

Eliane Ceccon destacou o espetáculo espanhol “100% Borbulhas” (100% Burbujas), indicado para todas as idades  com a dupla Javier Urbina e David Veja, da Cía. Made In JaBón, criando esculturas de sabão com muito humor e alegria. Mas tem muito mais atrações para a família inteira.

Além dos espetáculos, a programação conta com  I Fórum Nacional Cultura Infância, Mostra FIL ComKids, FIL Mostra de Circo, FIL Atelier, performances, Jornada Literária Infantil e Juvenil, Exposição Território do Brincar (em parceria com o Instituto Alana). São performances, oficinas, mesas-redondas, ateliers, atividades para o público de todas as idades, de bebês até adultos, basta conferir a classificação indicativa. Também vão acontecer  22 apresentações e atividades paralelas para escolas públicas do ensino fundamental ao universitário.

A ideia do projeto é ser um festival multidisciplinar internacional com uma programação variada, misturando linguagens e técnicas do universo artístico de forma divertida e curiosa, apresentando um panorama das artes feitas ao redor do mundo.

Fui pesquisar para saber mais, né?

FIL-Festival-Internacional-Intercâmbio-de-Linguagens

Ao longo de onze edições, o FIL trouxe mais de 280 espetáculos de excelência. Uma programação com ênfase na pesquisa e na mistura de linguagens, das mais diversas culturas. Em 2014, foi indicado ao Prêmio Cultura do Estado do Rio de Janeiro, pelo reconhecimento de seu importante trabalho na sensibilização e formação de novas plateias.

O FIL – www.fil.art.br – é um festival de reconhecimento nacional e internacional, sendo até hoje,o único festival internacional para todo o público (incluindo bebês, crianças e jovens) na cidade do Rio de Janeiro… e hoje já traz alguns FILhotes.

Confira a programação em www.fil.art.br/programacao ou baixe o PDF com toda a programação: Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens.

Veja a programação completa no  link. 😉

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.