destaque / empreendedorismo / entretenimento

fici-2017

O 15° Festival Internacional de Cinema Infantil em São Paulo já está acontecendo e é sempre oportunidade de revelar o que há de melhor na produção audiovisual brasileira direcionada ao público infanto-juvenil, até com novos cineastas.  O evento traz para São Paulo mais de 120 filmes infantis de 25 países, com pré-estreias, filmes de sucesso e muitas animações para divertir crianças e adultos.

A Cristina Sano, mãe do Dani #aos7, já contou num post no Mãe com filhos dos detalhes da abertura que aconteceu neste sábado.

15º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI)

 

E nesta semana tem mais!

O Festival conta com a notável presença da roteirista holandesa Mieke de Jong. Ela apresentará sessões do Sem família, série inédita no Brasil com premiére exclusiva no FICI.

Na ativa desde meados dos anos 1990, Jong é reconhecida também por outros trabalhos para o público infantil como ‘Tony 10’ (exibido no FICI em 2012); e ‘Iep!’, levado à mostra em 2010. Característico em suas histórias, a roteirista mescla o fantástico e o real, como em ‘Lepel’ (2005), que conta a história de um garoto cujos pais o deixaram para viajar pelo mundo a bordo de um balão, e ‘Knetter’ (2005), que mostra uma garota fascinada por elefantes que precisa aprender a lidar com responsabilidades e com sua mãe, que sofre de transtorno bipolar.

Confira a programação das histórias assinadas por essa verdadeira Mestra da Infância:

(Sem familia)

SEM FAMÍLIA
A série conta a história de um órfão e sua incrível jornada para encontrar sua família. Ele é encontrado ainda bebê atrás de um mercado por uma mulher. Porém, quando o marido dela volta de um trabalho no exterior, ele não tolera a sua presença e ele é abandonado pela segunda vez. O menino é então recolhido por um homem de um circo itinerante e começa a viver grandes aventuras.
CineSesc – exibição de todos o episódios no dia 25 de setembro, às 14:30.
Duração: 20 episódios de 10min cada.

O PEQUENO JORNALISTA
CineSesc – 26 de setembro, às 14:00
Duração: 83min

 

O CIRCO DE RINTI
Este filme abre as sessões de PROFESSOR SAPO, aquele professor tem um segredo extraordinário: de vez em quando, ele se transforma em um sapo. Por sorte, uma de suas alunas adora anfiíbios e faz tudo para protegê-lo!
Duração: 5min

O FICI começa em São Paulo (SP), de 21 de setembro a 1º de outubro; e estará de 2 a 12 de novembro em Salvador (BA), Aracaju (SE) e Natal (RN), e finalmente chegará ao Rio de Janeiro e Niterói (RJ) de 24 de novembro a 3 de dezembro de 2017. 

 🙂

E uma super oportunidade:

O festival abre espaço para debates com especialistas no Fórum Pensar A Infância, que acontece em 27 de setembro, no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc São Paulo. Atividade gratuita, as inscrições para o fórum acontecem no site: http://bit.ly/2vVa5an. 

Fazer filmes e séries para crianças, seja animação, ficção ou documentário, é um ato de consciência: o audiovisual é passaporte para um mundo de imaginação, aprendizagem e amadurecimento para centenas e centenas de meninas e meninos. Criadores e realizadores de conteúdos promovem códigos, exemplos e, muitas vezes, sonhos. É preciso ganhar a compreensão de que as crianças brasileiras necessitam saber sobre elas e sobre o mundo – sobretudo nas telas, que junto delas se transformam. E assim, da mesma forma que são muitas as crianças e suas diversidades, muitas serão as possibilidades de criação, produção e distribuição. Possibilidades que devem ser vistas por governantes e realizadores como a base de todo o mercado audiovisual brasileiro.

Em parceria com o Sesc São Paulo, o Fórum Pensar a Infância chega a sua nona edição promovendo uma série de exposições, encontros e debates exclusivamente sobre o audiovisual para crianças. Haverá tradução simultânea. As inscrições para cada mesa são independentes.

Vejam a programação, que show!

Master Class de Roteiro e narrativas para a infância com Mieke de Jong. 

Para se construir filmes e séries para o público infantil com uma narrativa atraente é preciso pensar a criança, suas possíveis relações com o mundo, seus sentimentos. Nesta aula a roteirista holandesa Mieke de Jong fala sobre usar o lúdico para representar a realidade.

Em seguida, ainda de manhã:

Standup content –  Conteúdo e Linguagem:
  • Documentários para crianças, com Carlos Smith. Diretor e produtor audiovisual, Carlos tem se dedicado à animação há 24 anos. Além de suas produções para cinema e TV, foi professor em três das principais universidades da Colômbia e foi coordenador acadêmico do Mestrado em Animação da Universitat Pompeu Fabra em Barcelona.
  • Audiovisual como ferramenta formadora, com Guilherme Peraro. Produtor e sócio-fundador da Kinopus. Entre seus trabalhos destacam-se o longa Leste Oeste, os curtas Mister H, Satori Uso e O Quinto Postulado, além dos documentários O Nadador e Andrea Tonacci. Dirigiu os curtas Parque Guanabara e Pressa, além de ter criado a Mostra Londrina de Cinema.
  • Transposição de Narrativas, com Célia Catunda. Ao lado de Kiko Mistrorigo, seu sócio na premiada TVPinGuim, Célia produziu e dirigiu a série de animação Peixonauta, que foi o programa mais visto na TV a cabo brasileira em 2009 e 2010. Juntos, também criaram e dirigiram O Show da Luna!, indicado ao Emmy Internacional.
E na parte da tarde:
Anima-História – Criação e produção, uma entrevista de Vanessa Fort com Victor-Hugo Borges, Rafael Ribas e Andrés Lebian.
Roteiros de filmes em animação para o público infantil possuem uma série de particularidades pertinentes ao gênero. Os entrevistados falam sobre a construção de uma narrativa para crianças, a atenção à modelagem de personagens e como contar uma história bem contada para atrair este público cada vez mais exigente.
Andrés Lebian é animador há mais de 25 anos, Andrés é sócio da produtora 2DLab, por onde criou e dirigiu a série Meu AmigãoZão. É também líder criativo do Núcleo 2DLab, coordenando uma equipe de roteiristas e artistas que desenvolve cinco novos projetos infantis e juvenis até 2018.
Rafael Ribas é animador há 23 anos, foi animador e animador de efeitos especiais no longa de animação O Grilo Feliz. Em 2009, dirigiu a sequência em 3D O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes e é o diretor da nova animação Lino, lançado recentemente nos cinemas do país.
Vanessa Fort é roteirista e produtora criativa do Núcleo Singular, já desenvolveu projetos para diversos canais de TV e é consultora de roteiros de Valentins, Dó-ré-mi Fadas e A terra e sonhos. Além disso, é da equipe fundadora e atual coordenadora editorial do comKids.
Victor-Hugo Borges é diretor e animador de diversos projetos de animação, Victor-Hugo é criador da série Historietas Assombradas (para crianças Malcriadas), exibida em toda América Latina pelo Cartoon Network. No momento, trabalha no lançamento de seu longa Historietas Assombradas – O Filme.
Master class de Direção – Particularidades de um filme infantil com Andrés Waissbluth.
Filmes para o público infantil exigem um raciocínio fílmico muito particular, tanto no âmbito do roteiro quanto no da direção. O diretor e roteirista do filme “Um Cavalo Chamado Elefante”, o chileno Andrés Waissbluth, vem ao Fórum Pensar a Infância compartilhar suas experiências na direção de um filme para a infância.
Andrés Waissbluth é cineasta e pintor, já expôs seus trabalhos no MoMA, no Grand Palais e nos principais festivais do mundo. Tem representado o Chile para o Oscar e o Prêmio Goya e, em 2016, estreou seu terceiro longa Um cavalo chamado Elefante, co-produção entre Chile-México e Colômbia.

Standup content –  Entreter e educar – Conteúdo em plataformas digitais

  • Mônica Toy, por Marcos Saraiva. Diretor de Desenvolvimento Comercial na Mauricio de Sousa Produções. É líder do núcleo digital, responsável pelas redes sociais oficiais da Turma da Mônica, aplicativos, games e demais plataformas digitais. Também lidera a estratégia comercial do núcleo audiovisual da empresa.
  • Any Malu, por Anderson Mahanski, responsável pela direção artística e direção de animação da série O Surreal Mundo de Any Malu, Anderson é também um dos criadores da produção. Foi supervisor de animação da série O sítio do pica-pau amarelo e atuou como animador em diversos projetos. 
  • Supernova, por Beatriz Maluf. Formada em Relações internacionais e Pós-graduada em Marketing, Beatriz é líder da Comunicação do LIV – Laboratório Inteligência de Vida e do Eleva Educação. Há 3 anos no grupo, passou a dividir seu tempo com a sala de aula como professora de LIV.
  • PlayKids, por Fernando Collaço. Head de Conteúdo e Curadoria na PlayKids, professor do módulo Gestão de Conteúdo e Branded Content na Pós-Graduação em Marketing Digital do Senac/SP e fundador do Atlas Media Lab, escola de cursos de comunicação.

Standup content –  Narrativas, formas e trato

  • Roteiros para a infância, com Anna Muylaert.
  • Novas formas de contar histórias clássicas, com Rosane Svartman. Dentre diversas produções para cinema e TV, Rosane dirigiu o longa Desenrola em 2011, foi redatora final de Malhação entre 2012 e 2015 e atualmente está na direção da adaptação cinematográfica de Pluft – O Fantasminha. É ainda autora de dois livros infantis premiados.
  • Direção de atores, com André Pellenz, Diretor-geral das oito primeiras temporadas da série infantil DPA – Detetives do Prédio Azul e do longa-metragem de mesmo nome, também dirigiu o longa-metragem Minha Mãe é uma Peça e as quatro primeiras temporadas de 220 Volts, do Multishow.

E para fechar, tema crítico, com autoridades e mediação de Carla Camurati, diretora do aclamado Carlota Joaquina, uma das fundadoras da Academia Brasileira de Cinema e do Festival Internacional de Cinema Infantil, e ex-presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e dirigente do Programa de Cultura das Olimpíadas 2016.

O governo da infância! 
Para desenvolvermos chaves de compreensão com as quais possamos construir bases mais estáveis para as crianças, o Fórum Pensar a Infância convida autoridades do audiovisual brasileiro a dividirem com a plateia seus pensamentos sobre o fomento de normas e arranjos culturais, políticos e institucionais para a infância.
Quem *vamos*?

😉

Serviço

  • Fórum Pensar a Infância
  • Data: 27 de setembro (4ª-feira), das 10h às 21h – Evento gratuito
  • Local: Centro de Pesquisa e Formação | Sesc SP
  • Endereço: R. Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista, São Paulo / SP
  • festivaldecinemainfantil.com.br
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas