Começa hoje a #FestaDoTeatro

“@inagaki: #FestaDoTeatro
Mais de 40 mil ingressos gratuitos serão distribuídos nos dias 2, 3 e 4 de junho.
Mais infos: http://www.festadoteatro.com.br

Promoção para animar os blogueiros com a #FestaDoTeatro - os 3 melhores posts ganham pares de ingressos

Comecei a quinta-feira em clima de Festa do Teatro, ainda entusiasmada com tudo que conversamos ontem no Espaço Parlapatões onde um grupo de blogueiros com afinidade com a agenda cultural da cidade e com a democratização do consumo de cultura no país conversou com sobre este evento que aproxima as boas produções da população, proporcionando o début de muitos neste universo onírico e apaixonante. Foi uma surpresa ouvir o que, como bem colocou Max Reinert, “une um grupo de teatro, um escritório de produção, uma Concessionária de Rodovias (CCR) e uma operadora de cartões de crédito/débito: levar teatro ao povo”.

Para quem não lembra – mas tem aquela sensação de “já ouvi falar…” – a Festa do Teatro está na sua terceira edição e é um projeto que distribui gratuitamente ingressos para espetáculos na cidade de São Paulo, numa proposta que é pautada pela qualidade da programação e conta com aprovação do público, além da satisfação de ter oferecido gratuitamente (em 2009 e 2010) cerca de 77 mil ingressos para 304 espetáculos.

Segundo os organizadores,

“O objetivo é promover e democratizar o acesso à rica diversidade da produção cênica contemporânea brasileira, abrangendo tanto montagens realizadas por grupos teatrais autônomos quanto grandes produções, permitindo que o público tenha conhecimento da pluralidade cênica oferecida hoje na cidade e auxiliando na formação de plateia para o teatro.”

Festa do Teatro

Na conversa com Hugo Possolo (do Parlapatões) confirmamos a importância de oferecer este primeiro contato com o teatro para quem não tem o hábito de consumir cultura em espetáculos, “tirando a mítica” de que teatro é glamour e exige um grande investimento, tornando-o um lazer possível como o cinema. E é preciso fazer isso: quase metade das pessoas que retiram ingressos estão indo ao teatro pela primeira vez – outra boa parte que vai reclama de preços, mas poucos sabem de fato quanto custa ir a espetáculos que estão perto de casa, do trabalho, que não são superproduções (e nada contra estas, afinal, quem não quer ver grandes artistas em espetáculos incríveis?). Mas a ideia da Festa do Teatro é ser a ponte entre as artes cênicas e a nossa vida, é mostrar (daí serem sempre pares de ingressos os distribuidos) que o teatro é algo para curtir junto, um lazer coletivo, uma oportunidade de se divertir, aprender, espairecer.

Algumas coisas ficaram muito claras para mim, sendo a mais importante perceber que mesmo nas metrópoles o acesso aos equipamentos culturais precisa ser estimulado. Até quem consome cultura não sabe exatamente tudo que está acontecendo na sua cidade – e me incluo nesta lista. E quem não inclui a cultura no seu orçamento doméstico ainda tem uma impressão – equivocada – de que “cultura é cara no Brasil”. É e não é, gente. Quem investe por volta de 100 reais para ir ao cinema 3D + lanche no shopping com a família pode tranquilamente separar um final de semana por mês para ir ao teatro também. E quem não pode fazer este investimento, pode ficar de olho em excelentes produções que espaços como o CCSP e os SESCs realizam o tempo todo – sim, não só nos finais de semana -e que têm ingressos a preços módicos, sendo muitos gratuitos.

Mas tem gente que nunca poderia ir ao teatro, né?

Festa do Teatro

Cegos, surdos, como fazem? E as crianças de periferia mesmo, para quem até a condução para ir ao teatro seria um investimento? Gostei de saber que neste ano estas pessoas também foram consideradas e contempladas! No “cardápio” há peças com “audiodescrição” e “legendagem” para os deficientes visuais e auditivos, além de apresentações em CEUs com distribuição dos ingressos uma hora antes no local – e mesmo fora das escolas, tem distribuição em locais um pouco mais distantes como Santo Amaro e Vila Formosa para que o público não se desloque muito para buscar seus ingressos.

E qual a importância disso? Levando teatro à escola, habituamos crianças e jovens a ver o teatro como uma das suas opções de lazer, e permitindo acesso para quem tem pouco tempo, está longe, não pode fazer este gasto, ensina-0s aos pais e professores que é bom e possível ter este lazer no cotidiano.

Gostou? Concordou? Quer ganhar ingressos também?

Para estimular os blogueiros leitores a apoiar a democratização do consumo da cultura – como fizeram ontem com sua presença @inagaki @cardoso @angelaernesto @djmisscloud @flaromani @designerlu @josevitor @maxreinert @zeoffline @fabioallves @alinekelly @ladyrasta @gnsbrasil – vou premiar três posts legais feitos entre hoje e amanhã divulgando a distribuição de ingressos da Festa do Teatro com pares de ingressos para espetáculos que acontecem em São Paulo na próxima semana. Basta escrever um post, linkar com este aqui (para eu receber o trackback) e já está valendo. Avisarei aos premiados no sábado pela manhã (e quem estiver no #smb2011 pode até pegar em mãos, tá?).

Apresentação para blogueiros da Festa do Teatro no Espaço Parlapatões -  Fotos de Mario Miranda Agência Foto
Meus agradecimentos pela presença de @inagaki @cardoso @angelaernesto @djmisscloud @flaromani @designerlu @josevitor @maxreinert @zeoffline @fabioallves @alinekelly @ladyrasta @gnsbrasil. E a Mario Miranda (da Agência Foto) pelas imagens lindas. 🙂

P.S. Nos vemos lá, estou feliz com sua participação e ansiosa por nossa conversa – que será ainda mais rica porque contaremos com a companhia de Max Reinert, integrante da Téspis Cia. de Teatro e blogueiro no Pequeno Inventário de Impropriedades, blog que se tornou um espetáculo em 2010.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook