Um dia de imersão no programa de educação preventiva para a saúde da mulher do @femmelab

20131122-235450.jpg

Neste sábado passarei o dia num evento super legal e já começo este post com um “mea culpa” porque deveria ter contado aqui dele a tempo de todo mundo se inscrever. Publiquei no Instagram e Facebook e acabei me enrolando para escrever no blog porque queria contar com detalhes. O resultado, é aquele que colhemos quando queremos ser perfeitos mas temos uma agenda complicada: postergamos e arriscamos não fazer as coisas mais legais!

Trata-se de um dia inteiro para falar da saúde (física, psicológica e emocional) da mulher, um evento promovido desde 2002 pelo Femme Laboratório da Mulher, a Campanha Saúde da Mulher. O objetivo é desenvolver um programa de educação preventiva para a saúde da mulher, saindo das questões médicas e ampliando a conversa para outras áreas com as quais as mulheres contemporâneas, plurais e multitarefas, se identificam, como a beleza, sexualidade, maternidade, qualidade de vida, stress cotidiano.

Participei do evento como debatedora em 2009 e fiquei encantada com qualidade dos temas, a leveza e seriedade com que são tratados e com o formato da imersão, um dia que passa rápido e agrada a todos.

20131122-235556.jpg

O dia começará com Dr. Rogério Ciarcia Ramires, Diretor Executivo do Femme Laboratório da Mulher, trazendo As novidades em saúde da mulher e a importância das medidas preventivas, mostrando-nos como o estilo de vida – hábitos alimentares, prática de exercícios físicos e até a qualidade de seus relacionamentos (amorosos, profissionais etc) – influenciam, e muito, nossa saúde. 

Em seguida, uma sacudida: Dr. Nelson Gonçalves tratará de um tema difícil  e que ainda hoje envolve muitas dúvidas, preconceitos, estereótipos e tabus criados e sustentados pela sociedade: a sexualidade. Vivendo uma sexualidade saudável promete trazer informação e bater um papo descontraído com as mulheres sobre comportamento relacionado à sexualidade feminina, falta de libido e a relação com o parceiro.

Intervalo, porque ninguém é de ferro e, afinal, é sábado:

O grupo “Consensus” – de Carolina Rosati Colepicolo, Nayara Ananda e Alessandra Giovannoli  – fará uma apresentação especial para a Campanha Saúde da Mulher e promete emocionar as participantes, trazendo o universo da música antiga, de regiões, idiomas, épocas e culturas diferentes, com toques do mundo contemporâneo.

Para muitas de nós, a maternidade é um dos sonhos a realizar, mas é cada comum que mulheres saudáveis se deparem com a dificuldade de engravidar e precisem recorrer a tratamentos de fertilização. Na palestra O sonho da maternidade: como preservar a sua fertilidadeDr. Marcelo Afonso Gonçalves abordará as tendências em infertilidade, opções e eficácia dos tratamentos e os cuidados necessários no pré-natal.

Depois do intervalo do almoço é minha vez.

(risos)

O tema será A mulher de ontem, o stress de hoje e o reencontro de amanhã, e estarei com o Prof. Dr. Roberto Cardoso, pensando sobre a essência do papel feminino na sociedade e como o stress atua na mente e no corpo.Será que gerenciar trabalho, filhos, marido, casa e, ainda, cuidar da saúde e da beleza é o que nos causa estresse? E terá solução este ritmo frenético?

20131123-000023.jpg

Após a palestra, Dr. Roberto conduzirá uma atividade relaxante e nos ensinará técnicas de meditação e soube que uma das participantes vai ganhar um pacote “Ritual de Boas Vindas” do KABANAH Spa e Lounge, que inclui massagem anti stress + reflexologia + dinâmica postural.

Para fechar a parte de conteúdo do dia, um tema que agrada a todo mundo, mas não deixa de criar polêmica: Beleza e auto estima: o papel da estética na qualidade de vida. Este será o tema da palestra da Dra. Meire Gonzaga, com novidades em medicina estética (e o que funciona), tratando também da vaidade e autoestima, com um debate interessante sobre como lidar com essas questões nos tempos modernos.

Ao final, uma apresentação do “Casal TPM”, que promete fazer o público rir das manias no relacionamento do casal. A peça brinca com os conflitos entre um homem e uma mulher que tentam, desesperadamente, salvar o seu casamento. Com muito humor, os atores Paula Gianini e Amauri Ernani fazem piada das manias nos relacionamentos.

20131123-000314.jpg

A Campanha Saúde da Mulher acontece neste sábado, dia 23 de novembro, no Museu de Arte Moderna (MAM), no parque do Ibirapuera em São Paulo. Se você quiser aparecer, me avise (no Facebook e Twitter) e tentarei conseguir umas entradas em cima da hora. Mas corra, começa às 9h!

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.