destaque / girl up! / sustentabilidade

Hoje é aniversário do meu pai e passei o dia com lembranças sobre ele e nossa vida juntos. Shiraishi-san foi pai tarde – quando nasci ele tinha quase 30, coisa rara na sua época – e se dedicou muito a mim e a meus irmãos. Mas sabem, conto sem medo de passar por mentirosa, eu acabei sendo privilegiada na atenção dele. Por ser a mais velha (de 4 filhos), uma mocinha comportada, ter conversa de gente grande desde pequena, em pouco tempo me transformei na companheira do papai e estava sempre com ele, no trabalho (como hoje Manu está sempre comigo), nas visitas aos clientes em finais de semana (gerente de banco no interior trabalha o tempo todo!) e depois, quando eles se separam, fui eu quem ficou com o pai na capital quando o restante da família mudou pro interior.

Esta boa relação com meu pai moldou minha personalidade e mudou minha vida.

Vejo por aí que nem todo pai ou mãe tem noção do valor desta experiência.

Por outro lado, já tem gente atuando diretamente nisso!

 

G(irls)20 é uma ONG que busca mobilizar e “empoderar” meninas e mulheres jovens dos países participantes do G20 em suas causas sociais. Uma das campanhas globais do G(irls)20 é o “Fathers Empowering Daughters”, em que os pais contam as razões que os levam a encorajar suas filhas para ter sucesso e alcançar objetivos – seja qual for a idade e o sonho – e as filhas compartilham histórias sobre como seus pais as inspiram.

Neste ano me convidaram para conhecer uma campanha que mostra pais e filhas conhecidos mundialmente compartilhando suas histórias em uma série de vídeos, que mostram desde a cantora colombiana Shakira, ao pai de Malala (estudante paquistanesa famosa por defender o direito das mulheres à educação frente ao regime talibã), Ziauddin Yousafzai, com destaque também para a filha do ex-presidente americano Bill Clinton, Chelsea Clinton.

Os vídeos podem ser vistos no site fathersempoweringdaughters.org e, vejam que legal, pais e filhas de todo o mundo também podem enviar suas mensagens e participar, basta publicá-lo com a hashtag #fathersempoweringdaughters ou enviar diretamente pelo hotsite.

Há também um relato de Farah Mohamed, fundadora e CEO da G(irls) 20 e criadora da “Fathers Empowering Daughters”.  Ela conta que esta campanha envolve homens em uma forma única, pessoal e significativa porque reforça que os pais podem desempenhar um papel importante no sentido de incentivar suas filhas a realizar seus sonhos, não importa quão grande ou pequeno.

O G(irls) 20 mobiliza meninas e mulheres jovens para um impacto a nível local, nacional e internacional. Projetado de acordo com a arquitetura do G20, o projeto reúne uma escolhida de cada país do G20, além de uma representante dos sindicatos europeus e africanos, e da região do Oriente Médio, para projetar soluções que auxiliem economicamente meninas e mulheres em todo o mundo.  Com 107 embaixadores, mais de 300 mentores globais e 200 conexões com aprendizes, o G(irls) 20 valoriza o trabalho em conjunto com o setor privado, as organizações sociais, governo e imprensa para fazer meninas e mulheres avançarem mundialmente. A escolhida para representar o Brasil é Fernanda Lagoeiro, estudante de jornalismo engajada no apoio a jovens e mulheres diagnosticadas com Lúpus, por meio do estímulo da autoestima.

O lançamento da campanha antecede o encontro de líderes mundiais do G20, que acontece na Austrália em agosto, onde a G(irls)20 reunirá 24 meninas de todo o mundo para falar sobre engajamento econômico e capacitá-las para alcançarem metas de crescimento no mundo e em seus países de origem. Para mais informações veja o site girls20summit.org.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas