Para pais viajantes e filhos que já nascem com rodinhas nos pés (e asas para desbravar o mundo!)

Qual o tamanho do mundo que você quer para seu filho?

Esta é uma pergunta que muitos pais deveriam se fazer e responder novamente de tempos em tempos.

Pais viajantes, pais que viajam muito, meu filho quer sair de casa, meu filho quer viajar, como sei quando e a hora de deixar meu filho viajar, 	conhecer o mundo com os filhos, sugestões de viagem para os filhos, geografia com o filho, dica de livros, 100 lugares que podem mudar a vida de seu filho,

Quando eu e meu esposo decidimos deixar nossa vida organizadinha em Curitiba e mudar para o Japão, apenas um ano depois de nos casarmos (ainda super jovens, assustando novamente nossos pais), meus sogros reagiram mal. Para minha sogra em especial teve um sabor de despedida eterna, para sempre. Curiosamente, três décadas antes, era ela quem deixava a casa dos pais e se mudava para um estado no qual não tinha parentes nem vínculos, saindo da cosmopolita São Paulo, onde nascera e se criara, para Lages, uma cidade média no interior de Santa Catarina.

A vida segue um ritmo que, felizmente, só avança, por isso tenho plena consciência de que meus filhos serão cidadãos do mundo de verdade, sem fronteiras para seus desejos de descobertas, viagens, moradia e trabalho.

Nesta semana algumas imagens me fizeram pensar no quanto a gente cria este desejo de descoberta nas crianças desde muito cedo.

Encantou-me olhar com cuidado as sugestões do blog italiano Mommo Design com quartos para quem ama mapas. Não se trata de amar geografia, mas amar o sonho de viajar e de desbravar o mundo. Notem que este estímulo começa literalmente no berço, passa pelos dinossauros (que pequeno cientista não sonha em viajar para ser arqueólogo ou paleontólogo?) e se torna uma viagem cultural extraordinária nos livros que deixamos à mão dos pequenos.

Pais viajantes, pais que viajam muito, meu filho quer sair de casa, meu filho quer viajar, como sei quando e a hora de deixar meu filho viajar, 	conhecer o mundo com os filhos, sugestões de viagem para os filhos, geografia com o filho, dica de livros, 100 lugares que podem mudar a vida de seu filho, E por falar em livros, que tal pensar nos 100 lugares que podem mudar a vida de seu filho? Esta é a proposta do livro 100 Places That Can Change Your Child’s Life, lançamento da National Geografic que eu já encomendei. Uma das frases do autor do livro (Keith Bellows, editor-chefe da revista National Geographic Traveler) me convenceu em segundos sobre a afinidade com nossa visão de mundo e o valor desta obra:

“O mundo é a melhor sala de aula que temos e acredito que o passaporte é tão importante quanto um diploma. Esta idéia me inspirou a escrever 100 lugares que podem mudar a vida de seu filho, que explora lugares emblemáticos em todo o mundo a partir da perspectiva de uma criança.”

🙂

P.S. Vi a recomendação do livro num update de Sut-Mie (de quem já falei no post #reinstagram da semana: @sutmie @viagempimpolhos) no grupo Viagens em família, do Facebook. 😉

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook