destaque / sustentabilidade

Por acompanhar a Família Schurmann, uma das apoiadoras da campanha #mareslimpos da ONU Meio Ambiente, descobri que uma rede de lojas chamada Ekoplaza é responsável pelo primeiro supermercado do mundo com um corredor livre de plástico.

Inaugurado em Amsterdã, há quase quatro meses, o estabelecimento conta com aproximadamente 700 produtos sem embalagens plásticas, como leite em garrafa de vidro ou itens embrulhados em material biodegradável.

Meu pai diria:

Não precisa ir muito longe. Quando eu era criança (ele nasceu em 1942) era assim nos Secos e Molhados.

E era mesmo. Até na minha infância no interior do Paraná tinha pouco plástico e o que tinha não era descartável, era reutilizado. Os mercados pareciam com este da foto:

Mercado sem plástico em Londres (The Independent)

O que aconteceu? Em que ponto da nossa história recente ficamos reféns de embalagens descartáveis para tudo? E do plástico para envolver toda nossa vida?

Essa é uma questão que eu tenho trazido aqui no blog há um tempo e que provavelmente será cada dia mais frequente, pois tem sido uma constante no meu cotidiano.

Lembram que outro dia falei dos canudinhos e do vazio que considero a gente proibir canudinhos e continuar envasando água, suco e etc em garrafinhas descartáveis?

O uso do canudinho plástico para tomar a água de coco

Há um ano, o mesmo assunto, com um olhar que lembra o da Família Schurmann, esteve no review do filme sobre Jacques Cousteau.

Cousteau e a vida real

 

Assumindo a missão de vasculhar o planeta em busca de exemplos que revelem os danos da invasão plástica, mas, principalmente, as soluções capazes de reverter esse quadro alarmante, Heloisa Schurmann representou a família em uma missão na Holanda, onde esteve com os fundadores da Plastic Soup Foundation e os representantes da Ekoplaza. A Missão Holanda envolveu ainda participação no Ocean Summit, que encerrou a 13ª edição da Volvo Ocean Race e reuniu cientistas, representantes governamentais, empresas e entidades esportivas para um debate sobre a saúde dos mares e a poluição através dos resíduos de plástico. Como brasileira e como mulher, valorizo a presença de Heloisa neste encontro e o trabalho que realizam desde muito antes das pessoas falarem do tema por aqui.

https://www.instagram.com/p/Bkc9cVFn48S/?taken-by=familiaschurmann

Eles têm minha admiração e solidariedade porque foram pioneiros em homeschooling, unschooling e na ideia de que o passaporte é tão importante quanto o diploma, né?

Por acompanhar a Família Schurmann, uma das apoiadoras da campanha #mareslimpos da ONU Meio Ambiente, descobri que uma rede de lojas chamada Ekoplaza é responsável pelo primeiro supermercado do mundo com um corredor livre de plástico.

Inaugurado em Amsterdã, há quase quatro meses, o estabelecimento conta com aproximadamente 700 produtos sem embalagens plásticas, como leite em garrafa de vidro ou itens embrulhados em material biodegradável.

Assumindo a missão de vasculhar o planeta em busca de exemplos que revelem os danos da invasão plástica, mas, principalmente, as soluções capazes de reverter esse quadro alarmante, Heloisa Schurmann representa a família em uma missão na Holanda, onde tem encontros com os fundadores da Plastic Soup Foundation e os representantes da

A Missão Holanda envolveu ainda participação no Ocean Summit, que encerrou a 13ª edição da Volvo Ocean Race e reuniu cientistas, representantes governamentais, empresas e entidades esportivas para um debate sobre a saúde dos mares e a poluição através dos resíduos de plástico. Como brasileira e como mulher, valorizo a presença de Heloisa neste encontro e o trabalho que realizam desde muito antes das pessoas falarem do tema por aqui.

https://www.instagram.com/p/Bkc9cVFn48S/?taken-by=familiaschurmann

Eles têm minha admiração e solidariedade porque foram pioneiros em homeschooling, unschooling e na ideia de que o passaporte é tão importante quanto o diploma, né?

O passaporte é tão importante quanto um diploma – e o mundo é a melhor sala de aula que temos

Em 1984, Vilfredo e Heloisa Schurmann partiram de Florianópolis, em Santa Catarina, com os filhos Wilhelm, David e Pierre – na época, aos 7, 10 e 15 anos, respectivamente – com o objetivo de realizar um sonho: dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. Em sua primeira grande aventura, os Schurmann passaram dez anos no mar. Eles navegaram por mares e oceanos do planeta, conheceram povos e culturas exóticas, enquanto os meninos cresciam e estudavam a bordo. Em 1994, retornaram à terra natal e passaram a ser conhecidos como a primeira família brasileira a completar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.

 

Em 1997, a Família Schurmann partiu para outra grande aventura. Dessa vez, com uma nova tripulante: a filha Kat, então com apenas 5 anos. “Magalhães Global Adventure” foi acompanhada por milhões de pessoas no Brasil e em mais 43 países, via internet e TV. Durante essa expedição, também foi desenvolvido o programa “Educação na Aventura” em parceria com a americana Adventure on Line, que foi indicado pela Unesco como ferramenta educacional. Depois de quase dois anos e meio no mar, o veleiro dos Schurmann chegou a Porto Seguro, na Bahia, no dia 22 de abril de 2000, para participar das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, sendo recebido pelos então presidentes do Brasil e de Portugal, imprensa internacional e cerca de 3 mil pessoas.

 

Em 2002, a Família Schurmann iniciou pesquisas sobre o afundamento de um submarino alemão durante a Segunda Guerra Mundial na costa brasileira. Até então, nenhuma das nove embarcações alemãs naufragadas havia sido encontrada. A primeira fase da “Expedição U-513 – Em Busca do Lobo Solitário” durou cinco anos e envolveu uma equipe de 35 profissionais, entre eles, mergulhadores, oceanógrafos, ex-comandante de submarinos das marinhas brasileira e alemã, arqueólogos, historiadores e cinegrafistas. Em 2009, iniciaram-se as buscas a bordo do veleiro Aysso. No dia 14 de julho de 2011, depois de diversas incursões ao mar, entre tempestades, frustrações e muitas informações, finalmente o submarino foi encontrado a 85 km da costa da Ilha de Santa Catarina, a 130 metros de profundidade. Os bastidores dessa aventura serão apresentados em documentário que está em pós-produção.

Com mais de 30 anos de aventuras, a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo em um veleiro embarcou no novo veleiro Kat, em 21 de setembro de 2014, retornando aos mares e oceanos do planeta para um instigante desafio: a “Expedição Oriente”. A mais recente aventura – até o momento, a terceira volta ao mundo dos velejadores brasileiros — foi concluída em 10 de dezembro de 2016, quando a tripulação ancorou na Marina Itajaí, em Santa Catarina, após mais de 800 dias inesquecíveis, incluindo a primeira vez da Família Schurmann na gélida Antártica e na cosmopolita China, entre outros destinos marcantes e fascinantes.

Durante a “Expedição Oriente”, os Schurmann visitaram ilhas desertas, mas invadidas por resíduos de todos os lugares do mundo, e mergulharam em paisagens supostamente paradisíacas, mas que escondem no fundo das águas muito lixo e plástico. A partir das denuncias e ações de limpeza feitas durante a viagem, a Família Schurmann decidiu investir numa próxima volta ao mundo focada em mais Inovação e Sustentabilidade.

Quer saber mais? Leia outros olhares:

Rio+20, eu estive lá

Pena que, para alguns, nada mudou, continuam entoando que “o Brasil é o país do futuro”… #riomais20

Você é daquele tipo de consumidor que baseia suas escolhas em valores?

Você é daquele tipo de consumidor que baseia suas escolhas em valores?

 

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas