sustentabilidade

Estranhou a foto acima? Eu sei, sacolonas estranhas e bem usadas não dão uma boa imagem. Mas elas são uma das poucas coisas que eu estou conseguindo fazer em termos de ação efetiva pelo meio ambiente neste ano. No começo do ano somos convidados a pensar no que podemos fazer de diferente e bom, eu falei de algumas ações, como levar o lixo reciclável para o espaço que o recolhe (aqui na vizinhança é no Batalhão de Bombeiros), usar menos água na higiene da casa , adotar sacolas para substituir as de plástico nas compras.

Não consegui levar bem à risca nenhuma das ações. Acho que de todas, o uso de sacolas é o que tenho feito com mais frequência. Apesar de separar o lixo direitinho, não consigo levar no local e aqui no prédio eu sei que mesmo que eu separe vai tudo para o mesmo caminhão – e no final para o lixão/aterro. E a água é meu novo desafio! Ontem já me orgulhei de lavar louça desligando a torneira. E comprei há um mês uma nova máquina de lavar roupas que tem uma tecla para reaproveitar água. (depois falo dela aqui!)

Minha motivação é por conta do projeto do Real Sustentabilidade no qual estou envolvida. A ação, de uma ONG (a Cambridge Carbon Footprint), acontece na primeira semana de dezembro e podemos aderir sem custos, da nossa própria casa, como pessoas físicas, “fazendo barulho em silêncio”. É bem simples:

Faça uma ação pessoal e registre.  Vale plantar uma árvore, fazer um passeio e recolher o lixo do caminho, denunciar uma empresa que age sem sustentabilidade, parabenizar uma que age sustentavelmente, andar um dia da semana de transporte público, comer só produtos locais e orgânicos por um dia, escrever uma coluna para um jornal de grande ou pequena circulação sobre o tema, etc.). E, claro, escrever no seu blog, postar fotos no seu flickr, twittar.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas