destaque / sustentabilidade

fabrica verde

Quando ouvi falar do termo “fábrica verde”, até eu me perguntei o que era!

Mesmo estando ligada à área de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, através da plataforma Viva Positivamente, eu ainda não conhecia esta unidade especial. Percebemos que a curiosidade era coletiva e juntamos a ela a vontade de encontrar todo o grupo de blogueiros do Viva e antecipamos nosso encontro de final de ano. Dentro do compromisso de transparência da Coca-Cola com os blogueiros colaboradores da plataforma – um acordo que, como comentei neste post, escrito quando o coletivo surgiu, não tem relações comerciais – estamos embarcando hoje para Maceió para conhecer o processo de envase e controle de qualidade das bebidas na unidade sustentável da capital alagoana.

Visitaremos a mais nova fábrica verde da Coca-Cola que apresenta importantes diferenciais que caracterizam suas propriedades sustentáveis:

• O terreno foi escolhido em função da proximidade com comércio e serviço de forma a incentivar os usuários do edifício a deslocarem-se a pé, bicicletas ou transporte público, contribuindo assim para a redução dos níveis de emissão de gases. Pontos de transporte público são próximos ao terreno e de fácil acesso.

• Grande área do terreno é plantada, promovendo o gerenciamento mais eficiente das águas pluviais, maior biodiversidade e redução do efeito “ilha de calor”. A cobertura do galpão de produção com cor clara e pé direito alto diminui o efeito em função da maior reflexão solar e também da utilização de telhas com isolantes térmicos, propiciando maior conforto aos colaboradores.

• Equipamentos economizadores de água foram instalados, como válvulas “Dual-flush” e reuso de água dos chuveiros para as bacias sanitárias e torneiras com temporizadores. Sistema de captação e reuso de águas do processo produtivo para a irrigação também foi instalado.

• Foram aplicadas diversas soluções para a redução de consumo de energia, como tanque de acumulação, baixa densidade de potência Instalada de Iluminação (LPDI) e vidros eficientes, além do uso de iluminação natural, usando de telhas translúcidas e sistema de ventilação.

• Uso de madeira certificada (FSC) garantindo a origem de área de manejo florestal e Instalação de área para captação e gerenciamento de resíduos (reciclagem) na planta do edifício.

• Equipamentos de controle de poluição, como capachos, foram instalados nas entradas dos edifícios, reduzindo a entrada de partículas contaminantes, além de um sistema de monitoramento de CO2 nos ambientes internos, garantindo uma boa qualidade interna do ar.

Quer acompanhar virtualmente este passeio? Veja os updates dos blogueiros que estarão comigo nesta viagem e siga a hashtag #vivapositivamente nas redes sociais.

Os participantes da rede de blogs Viva Positivamente @alinekelly do Sustentável 2.0, @andersoncosta do Movebla, @clauchow do Ecodesenvolvimento, @anamariacoelho do Lounge Empreendedor, @renatoguimaraes do Sustenta News, @smiletic do Porque minhas opiniões não cabiam na telinha da TV, @sustentavell do Sustentabilidade Corporativa, @gnsbrasil do Conversas de Cozinha, @arqsteinleitao do Arquitetando Ideias, @daianevv do Vivo Verde, @claudiamidori do Aventuras Gastronômicas, @elfinha Elfinha, @biosustentavel do Autossustentável, @cozinhapequena Cozinha Pequena, @claudiagiane do Bolsa de Novidades, @regianedesign do Casa com decoração, @lucianakotaka do Comportamento Magro, @kitaferreira do Inventando com a mamãe, @senalaila do Xô, Bacon! E claro, @inagaki do Pensar enlouquece e eu, @samegui, do A Vida Como A Vida Quer.

E, como sempre nos nossos encontros Viva Positivamente, teremos convidados indicados por nossos blogueiros: Gabriel de Arruda Barbosa Lima (Instituto Akatu), Renê Silva (@rene_silva_rj do Voz da Comunidade), Eduardo Ferreira Ribeiro (professor da UFT), Luis Eduardo Vieira Leitão (Engenheiro Civil em Porto Alegre), Humberto Oliveira (@obuteco), Claudia Speroto (do blog Usei e contei), Denise Meneghello (artista plástica com uma visão especial do reaproveitamento de materiais), Caio Novaes (@brogui), Kellen Bittencourt (do Trilhamarupiara Diário de Viagens), Ana de Cesaro (Tá e daí), Talita Ribeiro (do Viagem e Voo), Jhonny Jessé (@cocagelada) e Hilário Júnior (@metheoro).

🙂

The following two tabs change content below.
Jornalista, blogueira, casada com @gnsbrasil, @maecomfilhos de 3!, consumidora de cultura, tecedora de redes em mídias sociais, empreendedora na @otagaissama. Voluntária desde os 8 anos, praticante de boloterapia desde os 9, entusiasta e praticante do aleitamento materno como #maede3, acredita no poder das mídias sociais para promover o bem no estilo #socialgood e adota uma vida material minimalista - sem abrir mão do conforto e da alegria de viver. :)

Usa Google+ como eu? Comente e divulgue lá este post. ;)


Comments

  1. […] @avidaquer listou alguns dos principais diferenciais que caracterizam as propriedades sustentáveis desta […]

  2. Parabéns por fazer parte desse seleto grupo que Vive Positivamente com a Coca-cola! Seu relato está incrível, dá vontade de conhecer a fábrica e acompanhar detalhes desse processo operacional. bjs Sandra Portugal http://www.projetandopessoas.com.br

  3. […] contei da viagem para Maceió para conhecer a fábrica verde da Coca-Cola com blogueiros da rede Viva Positivamente, comentei que alguns de nós levariam convidados. No post […]

Comments are closed.

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline
Estatísticas