Exposição Energia faz a ciência se tornar palpável para todos

“Uma viagem lúdica e interativa ao universo da energia em seus mais diversos contextos, numa visão inovadora sobre o tema. Essa é a proposta da exposição “Energia”, realizada pelo SESC Itaquera, aberta ao público desde 17/09/2010 e que ficará disponível para visitação até 11/9/2011.”

Imaginem um galpão de 1400 m² construído com os melhores conceitos arquitetônicos, materiais e tecnologias que visam reduzir impactos ambientais feito para ensinar. Não estou falando de uma escola moderna ou de um novo museu, trata-se do projeto Energia (realização do SESC São Paulo com concepção arquitetônica e cenográfica da Tero Engenharia e Design e direção de criação e arte de Ary Perez) que desde setembro leva ao público 12 espaços expositivos, num percurso de 400m uma imersão no universo da energia.

Ao passear pelas salas temáticas – “O Sol – Nosso Grande Gerador de Energia”, “Energia e Vida”, “Linha do Tempo”, “Energia do Mundo Fóssil”, “Eletricidade”, “Energia Nuclear”, “Fontes Renováveis de Energia”, “Cultura do Consumo”, “Corpo”, “Casa”, “Cidade” e “Construindo o Futuro” – boa parte da curiosidade que seu filho (e você,  porque não?) tem sobre a energia em nossa vida pode ser respondida de forma divertida, com elementos cenográficos e interativos. Segundo a organização, cada tema retrata os principais aspectos e usos da energia, tão atual quanto necessário para compreensão da condição humana, e sua harmonia e equilíbrio com o planeta.

O passeio começa com uma breve introdução no auditório de recepção e um acesso imersivo no Sol (espaço I), origem de toda a energia e, conseqüentemente, das formas de vida existentes no planeta, passando pela breve história da cultura da civilização e sua relação com a manipulação dos meios de transformação da energia. Dali a viagem segue pelo universo da energia em seus mais variados aspectos corpo, casa, cidade e planeta, demonstrando como tudo está ligado por um mesmo fluxo energético que circula pelo mundo e como o dia-a-dia é estabelecido pela relação energia/homem.

As crianças vão adorar, desde o começo, quando os visitantes entram numa estrutura amarela, esférica, com 8 metros de diâmetro odne assistem um vídeo com imagens da superfície do sol e uma cabine envidraçada despeja água cada vez que alguém aproxima as mãos, dando uma ideia de como o calor age na formação das chuvas.

Outro ponto alto é a sala “Energia e Vida”, que usa mangueiras iluminadas suspensas no teto para ilustrar o processo de fotossíntese dos plânctons. Em seguida vem a “Linha do Tempo”, um túnel que se ilumina a cada pisada, revelando a evolução do homem no domínio das formas de energia. A risada vai correr solta no “Eletricidade”, gerador que concentra energia estática e deixa os cabelos em pé, surpreendendo a criançada. E para trazer tudo mais perto e a ciência para o dia a dia, a instalação “Casa” quantifica o nosso consumo diário de energia elétrica por meio de eletrodomésticos cenográficos (alguns, como o micro-ondas e o vaso sanitário, guardam surpresas divertidas).

A exposição Energia pode ser visitada no Sesc Itaquera, Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1.000 (tel. 2523-9286), de quarta a domingo, das 9h às16h30. Tem classificação livre e os ingressos custam de R$ 1,50 (trabalhador do comércio ou de serviço matriculados) a R$ 7.

P.S. Merece destaque: a exposição atende aos princípios de acessibilidade universal pois o projeto foi concebido com adaptação de seus espaços e recursos para os mais diversos grupos com necessidades especiais, incluindo áudio-guias e vídeo-libras, maquetes e pisos táteis e identificação de espaços por meio de etiquetas em braile.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook