a vida quer

“É somente deixando ir que aprendemos o real valor de ficar”.

Esta frase me ganhou. Nem precisava saber que veria fotos lindas, sonhar com lugares maravilhosos para saber que eu – que amo viajar de carro – ficaria tentada a deixar de ter uma vida sedentária e pensar em levar uma vida de viajante. Cinco viagens com cinco destinos bem diferentes reuniram equipes formadas por jornalista, fotógrafo e cinegrafista num Porsche Cayenne V6 (se é para se aventurar, que seja com estilo!). Estas viagens, que aconteceram entre no Brasil entre junho de 2007 e junho de 2008, documentaram um projeto cultural chamado Expedicionários.

A idéia é bárbara e tem tudo a ver com este blog, por isso estou louca para ver o livro e DVD (lançados pela Auana Editora) que mostram a aventura. Cada roteiro retratou a história de um expedicionário do passado, abrangendo cada século transcorrido desde o descobrimento oficial do Brasil, em 1500. Os cinco homenageados são interessantíssimos:

  • Padre Antônio Vieira: Escritor e jesuíta, conselheiro de reis e rainhas no século XVII, morou no Maranhão por duas vezes. O trajeto percorreu desde Fortaleza até São Luiz do Maranhão, passando pelo Delta do Parnaíba, no Piauí e pelos Lençóis Maranhenses, o mundo das areias e lagoas multicoloridas do nordeste brasileiro. 
  • Cabeça de Vaca: Espanhol que esteve no Brasil no século XVI em busca de uma rota secreta para o império Inca (já ouvi esta história e vi desenhos de possíveis mapas do caminho). A equipe de novos expedicionários saiu de Florianópolis até o território das Missões e terminou a viagem em Foz do Iguaçu. 
  • James Wells: Inglês que no final do século XIX percorreu o centro-oeste brasileiro. O deserto do Jalapão, em Tocantins exigiu da equipe fôlego para enfrentar o fogo e o isolamento dessa vasta área do Brasil.
  • Percy Fawcett: lendário coronel inglês que desapareceu no Mato Grosso em 1925 e inspirou Spielberg a criar seu personagem Indiana Jones. Dizem que Fawcett buscava o portal de entrada para um mundo perdido e tornou-se um mito mundial, inspirando várias expedições, muitas delas com mortes e tragédias.
  • Paulo Bertran: historiador, economista e um bandeirante contemporâneo, caçador de ouro e de histórias. Deixou um imenso legado de livros publicados e a febre do ouro viva em cidades antigas de Goiás, como Pirenópolis e Goiás Velho.

Retomando a idéia iniciada nos guias de campo Brasil Aventura, Ana Augusta Rocha e Roberto Linsker, continuam a mostrar o Brasil e seus lugares para o brasileiro que, grosso modo, desconhece seu pais. Quem já conhece os livros anteriores afirma que EXPDs lembra os livros feitos pela dupla, mas com o complemento visual do dvd feito pelo diretor Guto Carvalho que participou de todas as viagens. Bem sensorial, feito de imagens, paisagens e sonoridades, o dvd complementa a obra a medida que “leva” o leitor para cada roteiro.

Se a gripe me deixar, pretendo ir hoje à noite no coquetel do lançamento do livro e DVD no Shopping Cidade Jardim. 😉

Serviço:

  • Livro Expedicionários, de Ana Augusta Rocha e Roberto Linsker, Auana Editora e Terra Virgem
  • 176 pg., 260 fotos, 5 mapas
  • ISBN 978-85-85981-50-1 (português) e ISBN 978-85-85981-49-5 (inglês)
  • Preço sugerido: R$100,00
  • Créditos: Criaram o projeto a jornalista Ana Augusta Rocha e o fotógrafo Roberto Linsker. Marcelo Macca, Victor Rebouças e Edu Petta participaram também escrevendo; mais os fotógrafos Fifi Tong e Rui Faquini; e o cinegrafista Guto Carvalho.
[update] Esta dica cabe perfeitamente aqui:
Mapa com grandes trajetórias literárias e históricas – A interessantíssima Good Magazine publicou um mapa interativo com grandes trajetórias históricas e literárias. Explore esse mundo. Via Recanto das Palavras.
Reblog this post [with Zemanta]
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas