Exercício físico no inverno queima até 30% mais calorias

Segunda-feira é dia de começar dieta e voltar para a academia?

Aqui sempre é, embora eu acabe passando a semana adiando a segunda parte. Colocar a dieta em dia e passar a semana comendo menos e melhor é fácil, o difícil é arrumar tempo para os exercícios físicos! Mas li uma notícia que me animou: o inverno é a melhor do ano para praticar atividades físicas. Por quê? Fazer exercício no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias.

Quem garante é o pesquisador Luis Carlos Oliveira, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs). Ele explica que “o clima mais ameno leva o corpo a precisar queimar mais calorias para manter-se aquecido, além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, as atividades tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil de óbitos no país “.

Outra justificativa apresentada pelo especialista diz respeito ao que falei no começo, a dieta: quanto maior a sensação de frio, maior a fome. “Para manter a temperatura básica do organismo, o metabolismo precisará acelerar o seu funcionamento, o que pode ser até cinco vezes o normal, o que leva as pessoas a ingerirem um número maior de alimentos com grande quantidade de gordura, como chocolate quente, feijoada, sopa”. Daí o valor da prática de exercícios!

Se animou? Veja então alguns cuidados necessários antes de fazer exercícios com as baixas temperaturas:

  • Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves, como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa faz eliminar sais minerais em excesso, o que não é saudável. Aquele sistema “cebola”, de escolher roupas que possam ser tiradas conforme esquenta, pode ajudar aqui também.
  • O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importante aquecer e alongar – e vale reforçar que aquecimento e alongamento devem ser feitos antes de começar a atividade, mesmo que seja uma simples caminhada.
  • Hidratação antes, durante e depois do exercício é essencial, pois, assim como no verão, o corpo perde líquido através da transpiração – levar o squeeze pode ajudar muito, lembrando de não ceder à tentação de repor a energia com bebidas cheias de açúcar ou corantes hein! Nada melhor do que a boa água fresquinha.

E para quem não consegue mesmo fazer academia, mas quer começar, vale ver posts como este: Escadas contra o sedentarismo.

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Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.