cidadania

photoshop demais exemplos de fotos alteradas bizzarras

Ontem eu vi este link para uma reportagem da TV Folha (que infelizmente – e na contramão das mídias sociais – não libera “embebed code”) sobre o excesso de Photoshop nas fotos de moda. Vale muito ver o videocast com a análise do professor Wilson Bekesas, professor de design da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), disponível aqui.

photoshop demais wilson bejesas prof desing ESPM 24-06-2009 15-48-20.bmp

A @djmisscloud (como a @alaidenc e o @comlimao) entrou numa conversinha online comigo no microblog. Ela me perguntou se eu acho que as capas deviam vir com uma indicação tipo: “Fotos digitalmente modificadas”, como alguns estudiosos defendem. O que me preocupa, de fato, nesta manipulação indiscriminada das fotos na mídia, é que com o tempo vejo que se perde a noção de que a beleza é uma somatória de vários valores – não a imagem estática e limpa numa foto retocada. E posso dizer que me leva quase ao desespero ver algumas adolescentes que são naturalmente bonitas, mas ficam muito preocupadas em “photoshopar” todas as suas fotos. Uma amiga minha, que tem filha de 15 anos craque no uso do software de manipulação de fotos, faz isso até com as fotos dos pais. Detalhe: a mãe é uma linda mulher, não precisa, possivelmente tampouco a filha precisa deste artifício, né?

E por fim – não para fechar o assunto, mas para mantê-lo bem aberto a discussões aqui – @djmisscloud me indicou este vídeo, da campanha Dove pela real beleza, que é um primor para ilustrar o tema:

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas