Eu, você e todos pela educação

Ontem foi dia do professor e eu não pude fazer uma justa homenagem aqui. No entanto, passei a tarde no Prix Jeunesse Iberoamericano, assistindo a premiação dos melhores programas infanto-juvenis de 11 países. Estar lá com tanta gente empenhada no trabalho educativo (sim, TV também pode educar, né?) me renovou!

[Felizmente minha mãe fez uma belíssima homenagem aos professores no post A Mais Sublime Missão e me sinto representada por suas palavras sobre os mestres]

As duas últimas semanas, além de cheias de novidades no trabalho “formal”, me envolveram numa nova atividade que me honrou e tem me dado um ânimo diferente. Estou fazendo minha doação de tempo e de know how para o projeto Todos pela educação.

Como contei para alguns amigos nos últimos dias, o projeto é apoiado por muitas pessoas de profissões diversas e que contam com uma coisa em comum: a fé de que para nosso país ser digno é preciso investir na educação. Mas não se trata de uma ONG que quer apenas fazer projetos ou movimentar ações próprias, é um espaço para que todos nós arregacemos as mangas e trabalhemos, cada um dentro da sua capacidade, para que alcancemos um patamar melhor.

Estive lá conhecendo o projeto num evento no dia do voluntário e me encantei com o grupo e com as metas:

Para alcançar a Educação que o Brasil precisa, foram definidas 5 Metas específicas, simples, compreensíveis e focadas em resultados mensuráveis, que devem ser alcançadas até 7 de setembro de 2022:

Meta 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
Meta 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
Meta 3. Todo aluno com aprendizado adequado à sua série.
Meta 4. Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos.
Meta 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Geralmente minhas manhãs misturam meu trabalho e as tarefas de casa dos meus filhos, um blend que eu adoro!
Geralmente minhas manhãs misturam meu trabalho e as tarefas de casa dos meus filhos, um blend que eu adoro!

😉

Enfim, o movimento está lançando uma campanha sobre a necessidade de pais acompanharem de perto o desempenho escolar dos seus filhos na escola. E eu estou chamando pessoas cujos corações são capazes de ecoar estes objetivos e, nas mídias sociais, servirem como consultores 2.0 desta campanha de forma a alcançarmos muitas famílias Brasil afora.

Teremos nossa primeira reunião nesta sexta-feira das 16h às 18h e prometo contar depois como foi – e quem foi. E se o tema também lhe é caro, faça como minha mãe, mesmo não tendo tempo para estar presente, faça sua “doação 2.0” e divulgue a causa. E vale lembrar: estas poucas horas mensais (2h, 4h) é tudo que o todos pela educação pede de nós, uma pequena doação 2.0 para fazer da nossa sociedade algo melhor.

Participar da educação dos filhos não é só cobrar tarefas e presença na aula, é estar presente para incentiva-los a consumir cultura junto com a gente!
Participar da educação dos filhos não é só cobrar tarefas e presença na aula, é estar presente para incentiva-los a consumir cultura junto com a gente!

P.S. Meus agradecimentos especiais a alguns dos players de midias sociais que já aceitaram participar como consultores e divulgadores da campanha.

No Prix Jeunesse conversei com o ator mirim Felipe Severo (Um menino muito maluquinho, atualmente na novela Vende-se um véu de noiva, do SBT) e com sua mãe, Cida Severo, e fiquei encantada com a maturidade dele e a presença amorosa e constante da mãe em suas atividades diversas. Ele me contou que as gravações não perturbam as tarefas, a escola e nem as provas porque ele carrega o material sempre que precisa e porque o “trabalho” é na verdade “diversão com responsabilidade”.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook