Estresse e fadiga diária podem estar associados a má postura

“”De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), 85% da população mundial sofre de dores na coluna. Quatro, em cada cinco pessoas, vão passar por uma crise dessas durante a vida. Depois do resfriado simples, a lombalgia (dores na região lombar da coluna) é a causa mais comum de perda de dias de serviço em pacientes abaixo de 45 anos.”.

A semana começa e, como sempre, eu prometo que, além de não exagerar no tempo em frente ao micro, vou cuidar da minha postura e evitar exposição demais em frente à telinha. Faz tempo que sei que quando eu abuso sinto dores de cabeça e nos ombros, incômodos que se reforçam com as dores nas pernas e costas no final da tarde. Não é só sinal da idade não, sabem? Estes sintomas estão sinalizando para mim – e para você também – que pode ter algo errado com a postura.

Segundo a fisioterapeuta Sylvia Helena Henriques, “muitos desses desconfortos podem ser consequência de uma forma errada de se movimentar ou de ficar parado, em pé ou sentado”. A lombalgia (a dor nas costas temida por todo mundo) pode ser tratada com fisioterapia, mas também pode ser evitada se cuidamos da postura nas atividades cotidianas como sentar, andar, dormir e até se vestir.

E se você acha que cuidar da postura é algo que pode deixar para amanhã, vale repensar seus conceitos: a má postura também pode causar gordura localizada e celulite. Segundo li, “quando uma pessoa tem algum tipo de desvio na coluna, como o desalinhamento, o espaço entre as vértebras é comprimido, dificultando a circulação do sangue na região, conhecido como hiperlordose. Dessa forma, a circulação sanguínea na região abdominal e no quadril acaba sendo comprometida, propiciando a retenção de líquidos, a localização de gordura na região e o aparecimento de celulite, assim como o enfraquecimento da musculatura abdominal, projetando a barriga para frente. Além disso, quem possui hiperlordose tende a ter hipercifose, que gera um acúmulo de gordura na parte superior das costas, bem abaixo do pescoço, deixando a pessoa corcunda.”

Minha mãe já dizia que sentar e andar da maneira correta só traz benefícios. E é fácil começar, veja estas dicas:

  • No trabalho: alinhe o corpo na cadeira, sente-se de frente para a mesa com os pés no chão e contraia o abdome. Apoie os cotovelos na mesa ou nos braços da cadeira. Evite cruzar as pernas e curvar o tronco para frente.
  • No sofá: mantenha os joelhos a 90º, apoie os pés no chão e as costas no sofá. Se preferir, coloque uma almofada pequena no final da coluna. Fique de frente para a TV e evite sofás fundos e moles.
  • Em pé: mantenha o equilíbrio entre os pés, dividindo bem o peso do corpo. Contraia o abdome levemente e procure alinhar os ombros com as orelhas. Evite projetar a cabeça para frente e esticar muito os joelhos.

Vamos começar por aí e trocar ideias dos resultados no cotidiano? E se você tem dicas legais para cuidar da postura, compartilhe aí nos comentários também.
😉

Se seu caso é mais grave e você tem sentido que a postura errada está afetando sua produtividade, vale procurar um especialista. Uma boa pedida é procurar um ortopedista e depois começar a fazer RPG (Reeducação Postural Global), um método nascido da obra “O Campo Fechado” (de Philippe Emmanuel Souchard) e que ganhou força na França a partir de 1981. Outra opção é a linha “Back School”, a Escola de Postura (ainda discutida no meio acadêmico), outro  modelo de treinamento postural utilizado na prevenção e tratamento de pacientes com dor lombar, criado em 1969 na Suécia. O importante é buscar uma metologia com seu médico que inclua modificação da postura nas atividades da vida diária e o valor dos exercícios para manutenção de uma coluna saudável.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook