entretenimento / sustentabilidade

“A palavra sustentabilidade significa a interação de duas coisas: uma sustenta e outra é sustentada.”

Há algumas semanas um dos blogueiros de sustentabilidade com quem “convivo” nos grupos virtuais me mandou mensagem muito gentil dizendo que gostaria de enviar seu livro para eu ler e resenhar. O nome já tinha me chamado atenção na internet, mas admito que fiquei com aquela impressão de que seria ou um livro muito básico, ou uma obra voltada para os acadêmicos, ou seja, pouco interessante para uma leiga interessada no assunto como eu.

Ledo engano, felizmente. O livro é muito bom, escrito de forma didática sem deixar de se aprofundar no tema, encontrando na linguagem acadêmica (de base científica) uma forma de discutir biodiversidade, uso da terra, água e aquecimento global com leigos e com os envolvidos com a sustentabilidade. Coautor da obra, Rafael é biológo e mestre em sustentabilidade e um dos autores do blog Diário do Verde, mas não foi a experiência com as novas mídias que lhe ajudou a escrever o livro de forma tão “digerível”. Li que ele teve aulas de redação (com o professor Ismael Cintra, renomado na UNESP) para “transformar o conhecimento científico em uma linguagem acessível”. A linguagem é mais coloquial sim – Rafael diz que queria “a informal e prazerosa linguagem de boteco, com comentários engraçados, exemplos cotidianos” – mas continua tendo embasamento científico necessário, pois é a derivação de sua tese de mestrado.

Mesmo assim ele não é só um teórico, apesar de jovem ele viveu experiências em campo, pois nos anos de 2006 e 2009 estagiou na Embrapa Pantanal, desenvolvendo projetos para a conciliação da expansão da agricultura e da conservação da biodiversidade. O outro autor da obra, Cláudio Benedito Valladares-Padua, é administrador de empresas e biólogo com mestrado em estudos latino-americanos e doutorado em ecologia pela Universidade da Flórida em Gainesville (EUA).

Minha impressão, durante toda a leitura, foi de que eu poderia aproveitar a obra para orientar meus filhos em suas pesquisas de escola, da mesma forma que para conversar com profissionais da área como meu irmão, que é engenheiro florestal e permacultor. Ou seja, é daqueles preciosos que atendem diferentes públicos e situações, uma boa obra de referência. Recomendo.

😉

lançamento do livro Escolhas Sustentáveis (Editora Urbana) acontece agora à noite na Livraria da Vila (rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, SP) e contará com a presença dos autores que autografarão a obra.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas