Escadas contra o sedentarismo (post com a colaboração de @Teeetchy)

“Se por um lado o progresso nos trouxe conforto, reduzindo a atividade física, por outro encheu as cidades de prédios e de escadas – para o bem do coração e do gasto calórico.”

;-)

20120702-195638.jpg

Primeira segunda-feira do mês, quem não pensou em começar uma dieta ou levar a academia a sério?

Pois neste dia da saúde aqui no @avidaquer vamos nos encher de bons motivos para fugir da vida sedentária.

Christina Santos, que fez textos com sua cobertura colaborativa para o @avidaquer do 1º Encontro Einstein de Saúde para Blogueiros, concluiu sua série com dados sobre o o sedentarismo na população atual. Segundo contou o fisioterapeuta Felipe Gambetta Carmona, o sedentarismo é responsável por 3 milhões de mortes por ano. Se essa informação ainda não te assustou, temos outra:

Em São Paulo a cada 2 minutos uma pessoa morre devido a problemas relacionados com o sedentarismo.

20120702-195554.jpg

O propgnóstico é de que nos próximos 20 anos:

  • 1 em cada 5 crianças será obesa;
  • 1 em cada 4 será hipertensa;
  • 1 em cada 3 será diabética;
  • 75% será sedentária;
  • 25% tabagista;
  • 10 – 20% alcóolatra.

Claro que com a correria atual o que mais encontramos são desculpas para não nos mexer, mas existem algumas dicas que são interessantes e é possível para qualquer pessoa realizar.

Você sabia que:

  • Subir 3 andares de escada é igual a caminhar 10 minutos?
  • A atividade física pode ser fracionada durante o dia! Isso quer dizer que se você caminhar 10 minutos par ir almoçar já conta como atividade física!
  • O ideal é se exercitar todos os dias e não concentrar tudo num dia só.
  • Já existem atividades indoor agradáveis, como jogar um vídeo game interativo, nas quais você pode se exercitar, sem sair de casa.

Eu gostei, afinal, a única atividade física que eu faço todos os dias mesmo, sem folga, de domingo a domingo, é subir estacadas! Moro no terceiro andar de um prédio sem elevador e até o escritório, que fica no primeiro andar, é acessível apenas por escada. Ou seja, no vai e volta (quatro vezes por dia, pois saio de casa de manhã, volto para almoçar, desço, venho pro escritório, volto ao final do dia), eu subo ou desço quase 500 degraus por dia.

😉

Em termos práticos, o exercício simples do cotidiano já faz diferença:

Uma pessoa de 70 quilos e 1,68 a 1,75m de altura gasta 360 Kcal por hora para subir escadas. Isso significa 36 Kcal por minuto ou 0,6 por segundo, o tempo para fazer o movimento de subir um degrau.

A média dos andares dos prédios mais modernos é de 22 degraus por andar, o suficiente para gastar 13,2 Kcal. Subindo 16 andares por dia – não precisa ser de uma vez só mas que seja no dia, como eu faço – pode gastar 211,2 Kcal. Essa mesma pessoa, se fizer uma caminhada a passos rápidos de 20 minutos estará gastando mais 93,33 Kcal. Somando às gastas na escada já serão 304,55 Kcal.

Já é um começo, não?

Acompanhe a série com considerações e dicas das palestras da dermatologista Dra. Cristiane Benvenuto (Dr Google veio pra ficar em nosso dia-a-dia), Dra. Gisele Sampaio (Você conhece os sinais e sintomas de um AVC?), da nutricionista Lilian Miola (As dietas da moda e sobre a alimentação colorida) e do fisioterapeuta Felipe Gambetta Carmona (Sedentarismo é responsável por 3 milhões de mortes por ano). Leia também A Importância da relação médico/paciente, palestra do Dr. Claudio Luiz Lottenberg.

Contamos com sua companhia nestas reflexões.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook