bem estar / mãe

Este post foi um dos grandes sucessos do Mãe com filhos por muitos meses e como ainda temos comentários com dúvidas de mães e pais por lá, estou republicando aqui para deixar o espaço colaborativo aberto.

criança de 5 anos só faz coco fralda, 7 anos ainda faz coco na calça, 7 anos ainda faz coco na calça,

Enurese e encoprese são dois temas sobre os quais temos recebido perguntas frequentes no site. Os termos não muito conhecidos, mas a dificuldade de controlar o xixi e o cocô nas crianças que já tiraram as fraldas é um drama que várias famílias passam. Algumas histórias são como as da leitora Luciana, que contou que o filho de três anos e meio tem feito cocô na roupa e ela, por já ter tentado resolver a situação de várias formas, chegou a apelar para  a violência física, surrando-o para ele entender que não pode repetir a atitude equivocada.

Infelizmente a atitude da mãe deve piorar o quadro. Isso porque este descontrole dos esfincteres (os músculos que controlam o ânus e nos permitem segurar as fezes até o local e momento adequado) pode ser sinal de que a criança está se sentindo insegura. O controle das fezes acontece normalmente entre 18 e 36 meses (1 ano e meio a 3 anos) e somente a partir desta idade é que os pais devem se preocupar com as eventuais falhas da criança. E vale reiterar que “o diagnóstico da encoprese só é dado a crianças com mais de quatro anos de idade, que apresentam esse comportamento pelo menos uma vez por mês, por no mínimo três meses”.

Quando crianças acima dos 4 anos têm este comportamento, os pais devem pedir ao pediatra que avalie o caso para verificar se não tem razões orgânicas, medicamentosas ou alimentares. Excluídos estes motivos, é importante buscar acompanhamento de um especialista para entender o que pode estar fazendo a criança agir deste modo.

Agredir ou ameaçar a criança só vai causar um efeito contrário, porque, segundo especialistas, a encoprese (relacionada à constipação – o intestino preso -, impactação e retenção de fezes) em crianças escolares e pré-escolares pode se desenvolver por razões psicológicas, como a ansiedade diante da possibilidade de defecar em local inadequado (escola, ônibus, festa, etc) ou à um padrão de comportamento de oposição, uma forma de manifestar seus sentimentos (ou de escondê-los), mas acima de tudo como pais esclarecidos que somos devemos ver nos comportamentos equivocados dos filhos um pedido de socorro.

Algo não vai bem e a criança nem sempre consegue explicar em palavras, por isso demonstra sua infelicidade, insatisfação, tristeza por meio de atitudes. Tanto no caso da enucoprese quanto da enurese, temas relativamente comuns nas perguntas no site, sugiro aos pais que, após descartarem motivos orgânicos acompanhando o caso com o pediatra, considerem a possibilidade de buscar ajuda de um psicólogo que poderá ajudar a família (inteira, não só a criança) a sentir-se segura, capaz e amada de modo que as motivações sejam reduzidas e a criança possa se desenvolver em sua plenitude.

[update] Navegando na web encontrei este post muito interessante no blog Mãe de criação com dicas para retirada de fralda! [/update]
The following two tabs change content below.
Jornalista, blogueira, casada com @gnsbrasil, @maecomfilhos de 3!, consumidora de cultura, tecedora de redes em mídias sociais, empreendedora na @otagaissama. Voluntária desde os 8 anos, praticante de boloterapia desde os 9, entusiasta e praticante do aleitamento materno como #maede3, acredita no poder das mídias sociais para promover o bem no estilo #socialgood e adota uma vida material minimalista - sem abrir mão do conforto e da alegria de viver. :)

  • Camila

    Bom dia!
    estou desesperada e sofrendo muito, pois percebi que minha filha está sofrendo algo, não acho oq?
    ela tem 6 anos faz coco na roupa vai ao banheiro 6 ou 7 vezes por dia, depois de ter “borrado” na calçinha faz bem pouquinho, pergunto a ela pq ela faz isso, as vezes ela diz que tem medo de ir ao banheiro, outras vezes diz que não sente, não sei mais o que fazer, preciso de orientação e preciso sabel qual profissional da saúde procurar.

    • gerliam

      meu filho tem 08 anos e a dois anos desde do dia em que uma nova professora entrou no colegio dele que ele não usa mas o vaso e o pior é que ele contrai o bumbum e não deixa o coco sair.me ajudem por favor!

    • rose

      boa noite minha filha tem 4 anos e faz coco na roupa e fica com o intestino preso….acho que nao é psicologico será que pode ser gracinha pra chamar atenção……….socorro.

  • Silmara

    Olá, eu também não sei mais o que fazer, minha filha tem cinco anos e desde o final de janeiro deste ano, só faz as fezes na calcinha, já levei ao médico, fiz vários exames, mas não resolve o problema.Assim como no comentário da Camila, já perguntei pra ela o motivo, e ela às vezes diz que tem medo de ir ao banheiro outras vezes que não sente fazer, tento ter paciência e incentivá-la, mas ela não apresenta melhoras, estou com medo, pois vejo que a sua barriguinha está dura,pois está cheia de fezes. Ela está comendo activia, yakult e até uma mistura de fibras o stimulance para soltar o intestino, mas parece que não está resolvendo.Gostaria de uma ajuda…

  • http://twitter.com/drsequito/status/101709514159570945 Dr. Sergio Quito

    Vale a pena ler. Enurese e encoprese. http://www.avidaquer.com.br/enurese-e-encoprese/

  • cléo

    oi bom dia meu filho tem 8 anos e só faz coco na roupa , não sei mais o que fazer. ele se sente muito mal porque tenho que colocar fraudas para ele ir a escola . me ajidem.

  • Fabio Soares

    Preciso de esclarecimento como ajudar minha filha com isso eu e minha esposa ja não sabemos como lidar essa situação peço ajuda pelo amor de Deus forma dela conseguir se controlar ir no banheiro aguardo resposta.

    att Fabio Soares

  • ana lucia

    Olá, vivo desesperada, meu filho tem 7 anos e faz cocô na roupa, faz na escola e é criticado pelos coleguinhas.nao sei mais o que fazer. Ele ja foi em psicologa, pediatra e nada resolveu. Me ajudem a ajudá-lo,por favor.

  • Regina Barreto

    Boa Noite

    Gostaria de uma orientação do que devo fazer e a qual profissional recorrer.
    Tenho um primo especial com 53 anos.Ele faz coco nas calças,e as vezes o xixi.Agora ele esta fazendo quase sempre, seja em casa na escola em passeios.Não sabemos o que fazer, pois ele a mais ou menos dois anos atras perdeu a mãe, e o pai é falecido também, quem cuida dele é uma prima.Não sabemos se ele não tem o controle do esfincter,pois quando ele faz isto depois ele chora muito.
    Muito obrigada fico no aguardo

  • patricia

    olá gostaria de ua ajuda meu filho tem 8 anos e ta fazendo côco ma roupa, todos os dias não sei o que fazer gostaria de uam orientação

  • audiliasouza

    meu netinho tem sete anos e faz cocô nas calças. Já o levamos a um pediatra que, através de exames especificos, descartou qualquer anormalidade com o organismo. Um dos exames apenas apontou fezes acumuladas e sua barriga, por isso, fica dura e sente dores a ponto de termos que levá-lo ao pronto socorro. Foi encaminhado para uma psicóloga que depois de várias sessões de acompanhamento, disse não ter motivo para o garoto proceder desta forma. Concluiu que, é questão de tempo, que precisa aprender a não fazer cocô na calça. Que o garoto nao aprendeu na época certa. Tenho minhas dúvidas. No entanto, estamos pedindo que ele próprio lave suas cuecas e ele tem nojo. A quem recorrer? Existe a questão de tempo?

  • tia dricka

    adorei essa matéria, sou professora e tenho um aluno de 19 anos que tem encoprese, não sabia que esse era um problema tão comun, mas vou utilizar o que aprendi aqui para ajuda-lo…

  • Meire

    Ola boa noite meu filho tem esse tipo de problema já algum tem e ele já ta com 10 anos e ainda continua fazendo suas necessidades na roupa, já consultei com psicólogo e já não sei mais o que fazer.

  • Franciellen de Oliveira

    Mamães, estou passando pelo mesmo problema, minha filha tem 3 anos e está fazendo coco nas calças todo dia, mando várias trocas de roupa para a creche e a maioria volta suja, lendo a matéria acima e o post de vcs, vi que não estou sozinha nessa, vou procurar ajuda, pois é uma situação mt angustiante. Quando pergunto a ela pq fez coco nas calças, ela diz que não estava com vontade… não sei mais o que fazer:( vou procurar ajuda! boa sorte mamães…

  • margareth

    o meu filho tem 19 anos desde dos 5 anos começou a defecar na roupa agora com 19 anos isso acontece qdo ele esta ancioso por algum motivo seja por algo ruim ou bom sempre se repetir sempre tento falar do assunto com ele, ele diz que nao saber porque isso acontece com ele depois ele fica chateado e prefere nao mais falar do assunto fico muito preocupada gostaria de ajuda-lo pois ele tem namorada a minha preocupaçao aumentou.no caso dele perceber que e ansiedade me ajude por favor.

  • MARIA SAVICKI

    OI! TENHO UM FILHO DE 6 ANOS QUE NÃO FAZ COCÔ NO VASO. QUANDO ELE FICA COM VONTADE DE DEFECAR ELE FECHA AS PERNAS E TENTA IMPEDIR QUE AS FEZES SAIAM, ASSIM FICA O DIA TODO SUJANDO A CUECA E SOFRENDO COM ISSO. JÁ PROCUREI PEDIATRAS MAS O PROBLEMA NÃO FOI RESOLVIDO. PENSO EM INICIAR TRATAMENTO PSICOTERÁPICO. ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

  • Regina

    Também estou na mesma situação de vocês, meu filho tem 06 anos e só faz cocô na cueca, não aguento mais lavar roupas sujas de cocô, fico morrendo de vergonha pois ele fica com mau cheiro e todo mundo ao redor sente, já conversei com ele já bati, já levei no psicologo mas nada adianta não sei mas o que faço preciso de ajuda urgnte!!!!!!!!!!!!

  • Ketlley

    Boa tarde! Também estou passando pela mesma situação, meu filho tem 7 anos e desde os 2 anos e meio quando na escolinha trocaram a professora ele regrediu e desde então fazem 4 anos e meio qu estou nesta luta diária. Já bati, fiz escândalo, xinguei e entrei em depressão por conta disso, hoje me afastei dele, pois como fica maior parte do tempo com minha mãe pq trabalho fora, eu cansei de ver esta cena se repetir todos os dias… Estou desesperada hoje, com vontade de morrer, largar tudo e sumir no mundo para nunca mais ter que passar por este tipo de coisa… Preciso de ajuda, pelo amor de Deus antes que eu faça mais besteira…

  • Margot Bühler

    Queridas mamãezinhas,
    Tenham muita paciencia com seus filhos, muita mesmo. Pois isso lhes está faltando para eles se sentirem seguros e amados. Embora possa parecer que eles pouco se importam em sujarem a roupa, na verdade estão passando por um drama que poderá faze-los perderem a autoestima, que já deve estar muito baixa, bem como eles poderão passar a se isolares e se tornarem irritados.
    Sei que é muito complicado manter a paciencia em determinadas ocasiões, mas a solução para o problema é este e não há outro.
    Não se trata de ser permissiva e admitir que a criança faça tudo. Trata-se de mudar a forma de interagir com seu filho. Mudar a forma de se relacionar com ele.
    Coloque-se no lugar dele, ele quer ser ouvido e quer que falem com amor e compreensão com ele.
    Além disso, ficar criticando a criança é péssimo para seu desenvolvimento e sua autoestima. Estimule seu filho, elogie. Afinal, ele tem inúmeras qualidades.
    Segundo Simone Barbosa Pasquini, “A palavra chave é Paciência. O sucesso do tratamento de encoprese depende do apoio que criança recebe. Os pais devem ser solidários e se abster de críticas ou desânimo. Mostrar lotes de amor, apoio e garantir a seu filho que ele não é o único no mundo com este problema. Com o tempo, compreensão e um tratamento adequado, o seu filho pode superar encoprese”.

    Demonstrem o amor que sentem por seus filhos, dêem-lhes atenção, brinquem com eles, interessem-se por seus assuntos, acompanhem seus progressos, incentivem-nos e tenham toda a paciencia do mundo. Afinal, vocês são responsáveis por esses anjos.
    Se necessário, busquem ajuda de um profissional. Não há nada de errado em buscar ajuda de alguém que estudou para nos ajudar.
    Errado é saber que há algo errado e não fazer nada.
    Vocês estão no caminho certo e que Deus lhes abençoe sempre com muita paciencia.

  • Maria Rita da Silva Cabral

    Eu tebho um filho de 4 anos agora esse mês ele completará 5 aninhos eu estou deseperada, ele de uns tempo para cá ele está fazendo muito coco na roupa não sei mais o que fazer parece que ele tem trauma de fazer coco no banheiro já comprei peniquinho para ele mais mesmo asssim não resolveu o que faço?

  • Gisele

    Olá pessoal,

    Passo por este problema com meu filho de 11 anos. A pediatra passou um remédio manipulado para tomar à noite para ajudar na defecção. Mandou chupar laranja e tomar bastante líquido para ajudar a soltar o intestino. Ela disse que isso é normal depois de um período que a criança fica com intestino preso. Passou alguns exames de sangue e feses que ainda vou fazer. A questão emocional também deve ser levada em conta.
    Espero que ajude vocês com essas informações. Mas, não se desesperem, tenham sempre muito amor e paciência com seus filhos porque tudo passa. Faça o melhor que vc pode fazer por eles. Abraços fraternos e muita paz pra todas.

  • Ketlley

    Não tive outra alternativa a não ser procurar ajuda psicológica, não só para ele, mas para mim e minha mãe também que é quem passa a maior parte do tempo com ele e não aceita que trata-se de uma doença, por isso, ela não me ajuda, não faz nada… Estou até pensando em contratar uma pessoa só para cuidar dele, que seja responsável e que ajude-nos a fazer o tratamento como tem que ser feito. Esta matéria tem sido muito importante para mim, pois vi que centenas de mães passam pelo mesmo qu estou passando…

  • tassiani

    olá pessoal ´preciso de ajuda tenho uma menina de 9 anos e 3 anos ela faz coco na roupa, ja foi em varios medicos pscicologa e ninguem resolve,estou pensando em marcar um neuro.me ajudem por favor

  • Kleber

    Gente,
    As orientações são muito claras:
    – Muita paciência e mais envolvimento com a criança;
    – Procurar ajudar profissional, cumprindo efetivamente com as recomendações do tratamento (lembre que plano de saude cobre sessões com psicologo);
    – Se não tiver plano de saude, pedir para amigos e familiares ajudarem a fazer o tratamento. O que não pode e deixar de fazer e querer resolver isso com pilulas e comprimidos.
    O que tá esperando… Vamos a luta! A criança precisa de sua atitude!

  • Priscila

    Acontece o mesmo com meu filho de 05 anos ele faz coco na roupa , estando ao lado do banheiro . Sempre em lugares como na escola, casa dos nossos parentes, perua escolar. Percebi que acontece sempre que ele esta sozinho ele faz na roupa , pq quando acompanho ao banheiro ele faz direitinho mas sempre pede para que eu segure na maozinha dele , e um sinal de que meu filho esta inseguro, pedindo mais atencao . vou passar o problema para o pediatra e marcar uma psicopedagoga (seria o procedimento correto )me preocupo muito , qual seria a dica para sanar o problema (encoprese).

  • maria

    Meu filho tem sete anos,desde pequeno ele as vezes fazia coco na roupa,mas parou e de um tempo para cá tem feito só uma sujeirinha de coco,mas é praticamente todos os dias,isso foi depois que minha cunhada começou a olhar ele,mas agora ela ja não olha mais mas ele continua com isso.já conversei,ja briguei,ja tentei ignorar,nada dá certo.Tamben as vazes tem conportamento de bebê.

  • Sara

    olá meu marido tem dois sobrinhos gêmeos eles estão com 1 ano e 9 meses e qndo fazem coco na fralda eles colocam a mão e comem e passam coco no corpo sei que não tem a ver com a matéria mas gostaria de saber se existe alguma explicação pra isso e se é necessário procurar um especialista?desde já agradeço e aguardo uma resposta

  • jamicleia

    olá,meu filho tem 6 anos,ele tem autismo, e já faz uns 5 meses que ele não faz cocô regularmente,ele sempe foi reguladinho,mas desde então leva até 8,9 dias pra evacuar,ele não sabe dizer porque, se alimenta bem,no entanto segura o cocô o tempo todo,suja muitas cuecas por dia,fico muito angustiada com tudo isso,não sei mais o que fazer…

  • INÊZ

    BOM DIA! EU TENHO ESTE MESMO PROBLEMA COM MEU FILHO DE 12 ANOS, ELE NUNCA PAROU DE FAZER COCÔ NA ROUPA,E PERDEU O PAI MUITO CEDO, ELE TINHA APENAS 11 MESES QUANDO ISSO ACONTECEU.
    QUANDO TINHA UNS 2 ANOS PEGAVA O COCÔ NA MÃO E PASSAVA NA PAREDE,NA CASA DO CAHORRO NOS BRINGUEDOS.JÁ FEZ TRATAMENTO COM PISCICÓLOGICO MAS NADA RESOLVEU.E NA ESCOLA ELE FICA MUITO CONSTRANGIDO, OS COLEGAS FICAM TIRANDO SARRO DELE,ELE CHORA,DIZ QUE Ñ É PORQUE ELE QUER,QUANDO PERCEBEU JÁ FEZ,POR FAVOR PRECISO AJUDAR MEU FILHO A SUPERAR ESTE PROBLEMA.

  • Dalvana

    ola meu filho tem 8anos faz 3meses que ele faz coco nas calças e diz não sentir que faz ja levei ele ao medico fez exames deu tudo normal ele chega a borrar a cueca umas 3 vezes por dia não aguento mais estou desesperada não sei oque fazer …

  • edna

    Nossa eu confesso que eu fiquei meia desanimada com tantos relatos sem respostas,o meu filho tem 8 anos e eu sofro com esse problema dele fazer coco nas calças desde os 6 anos sem melhora eu ja fiz de tudo que voçes imaginar eu ja bati levei ao pediatra oa psicologo e nada resolveu,eu entro em desespero todos os dias por causa disso e sofro muito em saber que ele tambem sofre,pois em casa tudo ja tem mau cheiro ele toma em media de uns 10 banhos por dia eu ja nao sei mas o que fazer eu grito choro me sinto muito imcapacitada por nao poder resolver esse problema,ja nao saimos nao viajamos nao sei oque fazer alguem me ajuda por favor.

  • fernanda

    meu filho tem sete anos e meio e faz coco na calça mais ou menos seis vezes ao dia as vezes vejo ele segurando as vezes ele nem ve que esta todo sujo e já ate acha o fedo normal e não tem vergonha de ninguem

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline