mãe

Encontrar o meio termo entre ser uma mãe companheira e ao mesmo tempo ensinar responsabilidades é um imenso desafio. Nesta semana vivi uma situação complicadíssima com Giorgio: ele esqueceu de anotar a tarefa da escola e por conta disso não fez, o que resultou num aviso de atraso na apostila. Ele ficou muito chateado, caiu no choro e Gui e eu demoramos mais de hora para acalmá-lo e convencê-lo de que a tarefa ainda podia ser feita sem prejuízo do aprendizado.

[Louco, mas é o mesmo menino que, no video acima, contava que gostava muito de fazer tarefa de matemática]

Cada filho é um, né? Tenho dois e sei disso. Mas no geral tem algumas coisas que podemos fazer para ajudar as crianças a assumir as pequenas responsabilidades do cotidiano – da higiene pessoal, do cuidado com suas coisas e das atividades escolares. Aqui em casa temos um trato que ajuda um pouco: brincadeiras e TV só depois das obrigações. Isso mesmo, primeiro a obrigação, depois a diversão vale por aqui.

(Vale também o veto ao computador e ao videogame nos dias de aula, pois sentimos que eles distraem demais as crianças e acabam deixando-as muito passivas.)

Segundo especialistas, a ajuda dos pais nas tarefas escolares precisa ser muito discreta, no sentido de estimular a criança a organizar os estudos. E algumas dicas valem ouro neste sentido:

  • Estabeleça um horário de estudos: alunos do ensino fundamental devem dedicar de 30 a 40 minutos por dia, enquanto que os do ensino médio devem estudar entre duas e três horas por dia. Outro ponto importante é criar um cantinho de estudos (se possível longe de TV e computador ou com eles devidamente desligados na hora da lição), que pode ser uma escrivaninha ou a mesa da sala.
  • Mostre entusiasmo: dê valor aos trabalhos que seu filho leva para casa, que aumenta sua autoconfiança e ajudará a incorporar na rotina o hábito de fazer as tarefas escolares.
  • Verifique se há tarefas pendentes: é triste, mas às vezes eles escondem ou esquecem de anotar as tarefas! Descubra, por ele ou pela escola, se existem mesmo tantos trabalhos em grupo ou se é desculpa para ficar conversando e fugindo dos deveres.
  • Identifique as dificuldades: observando as tarefas, verifique em quais matérias seu filho enfrenta mais problemas. Estes são os pontos a reforçar com a ajuda da escola, mas sem brigar com ele ou desmerecer seus esforços quando achar erros na lição dele.
  • Aplique os exercícios na prática: este é um ponto no qual meu esposo ajuda muito. No carro, no supermercado, na cozinha, no clube, sempre podemos aplicar o conteúdo da escola de forma que o torne palpável para as crianças. Leitura, contas de cabeça e comentários históricos e geográficos de notícias dão bons papos e reforçam o aprendizado de forma lúdica.
  • Jamais dê a resposta certa: mesmo que ele chore ou se atrase, evite dar a resposta e fazer a tarefa por ele. Lembre que na prova e, mais do que tudo, na vida adulta dele você não estará lá, ele precisará ter as informações em mente para se sair bem.

Tanto a mãe que trabalha em casa como eu, quanto a que trabalha fora o dia todo tem várias dicas para compartilhar conosco aqui. Para todo tipo de mãe vale um cuidado: não deixar a criança livre demais, nem exagerar na cobrança de lições e notas, pois ambas as posturas podem ter o efeito contrário: em vez de estimular a criança, sua pressão pode prejudicá-la!

Você pode gostar também de ler:
  Esse texto é para você, que assistiu o filme e está fritando para ler
Aziz e Fatima Ansari em Master of None No mês das
A gravidez na adolescência teve uma queda de 17% no Brasil segundo dados preliminares do
Estudo comprova que a necessidade evolutiva de proteger o bebê expande habilidades das mães Uma
Ali Wong - Baby cobra Nesse final de semana vi "Ali
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas