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Toda semana eu prometo a mim mesma que vou começar uma atividade física regular, mas, na correria do trabalho, sempre acabo protelando. O pouco que consigo fazer é caminhar entre nossa casa e o escritório, de lá para o restaurante onde almoçamos e, claro, subir e descer minhas indefectíveis escadas. Felizmente (sério!) tenho 50 degraus para entrar e sair do apartamento que fica no terceiro andar num prédio sem elevador. O escritório da Otagai fica no primeiro andar, mas também não tem elevador. Mais escadas, mais chance de me exercitar.

Mas eu percebo que meu corpo anseia pela volta à atividade física regular. No lugar do postergado plano de voltar à academia, resolvi aproveitar que meu sono está regular e tenho acordado em bom horário (e com disposição) todo dia para começar a caminhar. Não é uma atividade que queime muitas calorias, tampouco faz milagres, mas é uma das minhas favoritas. Desde criança caminhar olhando a vida ao redor era uma satisfação e meus pais, quando tinham condições, também gostavam, o que fez com que a caminhada fosse sempre uma lembrança agradável para mim.

Neste feriado fomos caminhar (em família!) logo cedo ao parque para o Projeto Emagrece, Brasil!

Fizemos três voltas no Parque Alfredo Volpi (que eu não conhecia ainda e me encantou pela mata preservada em pleno Morumbi e por sua simplicidade e austeridade) sendo acompanhados por monitores que nos ofereciam água e nos animavam ou orientavam no caminho. Ao final da terceira volta, todos se reuniram em um dos capões (áreas com menor adensamento de árvores que contam com mesas e bancos lá no Volpi) para descansar, tomar isotônico e comer frutas frescas. Simples assim, como diria uma amiga minha que nos acompanharia hoje. Ah!, claro, ganhamos medalhas por completar o circuito e nelas dizia: 11 de Outubro, Dia Mundial de Combate à Obesidade.

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Data definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para conscientizar a população, 11 de Outubro deveria ser um marco para todos nós. O excesso de peso faz milhares de vítimas todos os anos, por isso a data tem o objetivo de conscientizar a população a mudar os hábitos alimentares e estimular medidas preventivas.

Você pode pensar: esta preocupação passa longe de mim, mas pode não ser bem assim.

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo têm Índice de Massa Corpórea (IMC) maior que 30, o que caracteriza obesidade tipo I. Esse fator pode desencadear problemas de saúde, como diabetes tipo 2, hipertensão, disfunções cardíacas e nas articulações, entre outras.

E sempre tem uma pessoa perto de você que precisa de apoio para mudar a rotina e ficar mais saudável não é mesmo? Minha experiência mostra que a prática de atividade física e a opção por alimentação saudável é, digamos, contagiosa… quando alguém da “turma” (de casa, do trabalho, da escola) começa, logo contagia outros com seu ânimo e seus resultados.

Que tal começar agora?

O meu IMC está, pela primeira vez, um ponto acima do limite saudável, de 25. É hora de me cuidar e, em paralelo, apoiar quem está à minha volta e precisa se cuidar, mas vê no meu cotidiano mooquense motivos para escapulir da dieta saudável. O excesso de peso deve ser tratado com a união entre reeducação alimentar, atividade física e, quando necessário, apoio psicológico.

Eu já decidi mudar minha rotina. E você, aceita me acompanhar e juntos fazermos uma corrente do bem, apoiando-nos mutuamente numa mudança de rotina?

😉

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Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

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