educação

Não parece novidade saber que a Educação é uma área problemática, mas não deixa de assustar e de nos forçar a arregaçar as mangas e ajudar a mudar esta realidade. Em pesquisa do Todos Pela Educação e da Fundação SM, feita pelo Ibope Inteligência, concluiu-se que a percepção dos eleitores sobre a Educação no país – além das prioridades para os próximos governantes – é de que a área da Educação é um grande problema a ser resolvido. Na pesquisa as preocupações com o tema ficaram tecnicamente empatadas com questões como drogas e empregos e atrás somente de saúde e segurança pública. O lado positivo da pesquisa é notar que o papel do Estado na melhoria da Educação é cada vez mais percebido pela sociedade.

A pesquisa objetivou levantar um conjunto de informações sobre as expectativas da população brasileira em relação ao tema da Educação nos próximos quatro anos, durante o governo do(a) Presidente que será eleito(a). E quais são os resultados que merecem nossa atenção e foram comemorados pela equipe do Todos pela educação?

Cresce a expectativa de que a Educação básica seja foco de atenção num próximo governo. É uma das áreas que apresentam maior variação no período, atrás somente de Saúde. Neste sentido, alguns resultados são especialmente importantes para alcançarmos 5 Metas que colaboram com o monitoramento da Educação e que facilitam a participação do cidadão na cobrança por melhorias:

Meta 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.

Meta 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.

Meta 3. Todo aluno com aprendizado adequado à sua série.

Meta 4. Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos.

Meta 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Na imagem vemos como os pais entendem a viabilidade do alcance das 5 metas:

E o que eles consideram que os governantes deveriam tomar na área da Educação Pública:

E você, pai ou mãe, qual sua opinião sobre a qualidade do ensino básico público no Brasil? Você vê progressos na qualidade ou apenas retrocessos? Será que os exames que avaliam a educação básica ajudam a diagnosticar os problemas e a encontrar soluções? Compartilhe suas opiniões e vivências com a gente! Sua participação é o que torna o Mãe com filhos realmente interessante e especial.

P.S. Vale a pena conferir a pesquisa completa da Fundação SM e do Todos Pela Educação aqui.

#EuVcTPE

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas