Verdades inconvenientes da Índia

inde-fantome
Malle gravando na India em 1968

O festival de documentários volta a Sampa por estes dias. A 14a edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários apresenta uma segunda mostra em 2009 e reune ciclos especiais e informativos. O evento acontece com entrada franca entre 31/08 e 07/09 na Cinemateca Brasileira de São Paulo – e de 04 a 12/09 no Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro. A programação paulistana pode ser conferida aqui.

Eu tinha lido uma matéria especial sobre um dos filmes no Valor Econômico, contando do polêmico filme de Louis Malle “A Índia segundo Malle” (L’Inde Fantôme, 1969), que lhe rendeu dissabores em 1968 e o fez persona non grata naquele país por um longo período.  Uma citação de Malle em 1993 (ao crítico Phillip French) dizia que “como cineasta, rodar aqueles documentários foi uma experiência extraordinariamente libertadora”. E creio que esta é a experiência que os documentários podem nos trazer. Por serem verdades (muitas são verdades inconvenientes, é fato!) são cenas e relatos que nos fazem abrir novas portas e janelas, arejar nossa visão de mundo, enxergar realidades que mesmo sendo absolutamente diferentes das nossas, nos trazem algum eco e nos encontram em nossa humanidade.

P.S. E por falar em documentários, dois títulos entraram em cartaz nestes dias. “Waldick – Sempre no Meu Coração” (exibido na mostra especial Vidas Brasileiras do É Tudo Verdade 2008) marca a estreia na direção da atriz Patrícia Pillar. E “O Milagre de Santa Luzia“, de Sérgio Roizemblit, atravessa o país pesquisando a sanfona tendo por guia o músico e compositor Dominguinhos.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook