Dinheiro e consumo na visão das crianças

“Numa sociedade de consumo, como escolas e pais podem educar as crianças para uma vida financeira saudável?”

Dia das crianças é sinônimo de consumo exagerado do supérfluo? Há um ano eu escrevi que era sim e presentei meus filhos e minha afilhada com livros – um para cada, de Ana Maria Machado e de Fabio Yabu. Não me arrependi, até hoje eles são livros queridos e ganhar mais brinquedos não faria diferença no cotidiano deles. Acho que é importantíssimo que sejamos capazes de reflexionar sobre nossa própria necessidade, como pais, de oferecer bens materiais para nossos filhos, pensando se estamos conscientemente premiando ações, cobrindo rastros de nossa falta de tempo para eles ou eventualmente “competindo” com outros pais no que concerne ao nosso sucesso material. Foi com este pensamento que eu recebi o convite para participar de um videochat sobre educação financeira e consumo consciente voltado ao universo infantil.


Em comemoração ao mês das crianças, o Espaço de Práticas em Sustentabilidade realizará o evento no dia 14/10 (quarta-feira), às 15h, contando com a participação de Eduardo Jurcevic (superintendente de investimentos do Grupo Santander Brasil), Cristina Von (escritora especializada em educação financeira para crianças) e Rodrigo Dutra de Araújo (empresário, pai de Rebeca, de 11 anos). Renata Bortoleto, responsável pelo site Brincando na Rede, fará a moderação.

Após o videochat, os pais poderão conferir no Portal de Sustentabilidade dicas sobre educação financeira e consumo consciente direcionadas aos pais e educadores preparadas especialmente pela escritora Cristina Von, que também mediará um fórum sobre o assunto durante toda a semana seguinte ao acontecimento do videochat. Cristina é autora de mais de 50 livros para crianças e adolescentes, dentre eles “O Dinheiro”, que conta a história do dinheiro no Brasil e no mundo. Seu próximo lançamento será “Consumidor ou Consumista”, obra que trata da importância do consumo consciente.

Como contei aqui, na última semana os internautas interessados participaram de um concurso cultural que perguntava: “qual a maior dificuldade que você tem em educar as crianças quanto ao uso do dinheiro e ao consumo? O que você perguntaria a um especialista?” A resposta mais votada pelos internautas será abordada no videochat aos convidados, e os autores das três melhores ganharão, ainda, livros infantis da Coleção Brincando na Rede (para presentear os livros ou crianças conhecidas). No site Brincando na Rede um concurso parecido perguntava às crianças: “o que você ensinaria para os adultos sobre dinheiro e consumo?”, premiando também a resposta mais votada com sua exibição na pauta do debate – e a criança autora receberá os livros mais um kit de prêmios surpresa.

Ficou curioso sobre as perguntas vencedoras? Participe no videochat na quarta-feira e saiba as respostas para elas e para muitas outras dúvidas que temos.

P.S. A imprensa terá um horário reservado para discutir o tema com os especialistas trinta minutos antes do videchat (entre 14h30 e 15h).


Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook