Ações anti-idade: seguir uma dieta saudável

No início deste mês, completei 46 anos e brinquei que está sendo mais estranho ficar mais perto dos 50 do que foi fazer 40!

Em parte, acho que a estranheza vem das expectativas que criamos sobre a meia-idade e a terceira idade, sobre a velhice, sobre as décadas finais de vida.

E lembrei de umas dicas que vi tratado de uma possível dieta anti-idade. Com uma ressalva: eu não creio que exista uma dieta de fato que funcione, mas sobretudo creio que voltar a se alimentar com o mínimo de produtos super industrializados faz uma diferença enorme!

Mas Sam, o que é isso? Vou comer comida crua?

Não, basta fazer as coisas como sua bisavó fazia: comida fresca, com ingredientes naturais, em quantidades moderadas. 

E acrescente a estes hábitos atividades físicas regulares.

Tipo academia e corrida?

Pode ser. 

Mas se você for a pé a feira e carregar algumas sacolas, já se mexeu e, vejam, comprará menos coisas. Se você estender a roupa no varal ao invés de usar a máquina lava e seca, fará alongamentos espontâneos. Brinque com seus filhos, faça amor com seu amor com frequência, pois tudo é atividade física. São coisas simples, do cotidiano. 

E sobre o que eu li das dicas anti-dade, seguem algumas:

Seguir uma dieta saudável

A alimentação é um fator que influi em nossa aparência: a falta de vitaminas reduz a luminosidade, e o consumo excessivo de gorduras nos faz ganhar quilos e parecer ter alguns anos a mais.

Um estudo da Universidade de Harvard, publicado em dezembro de 2014 na revista British Medical Journal, realizou uma pesquisa que consistia em controlar a saúde de 4.676 enfermeiras durante 10 anos e avaliar a influência de sua dieta nos telômeros (as extremidades dos cromossomos, que protegem os códigos genéticos). O resultado não deixou dúvidas: aquelas que seguiam a dieta mediterrânea tinham telômeros mais longos e saudáveis; ou seja, se mantinham geneticamente mais jovens.

Para que os anos não nos ganhem (nenhum alimento rejuvenesce, trata-se de evitar a aceleração do envelhecimento), devemos aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes e óleos vegetais saudáveis e diminuir as frituras, os doces e a carne vermelha.

“Outro benefício de consumir mais alimentos frescos é que sua fibra dificulta a adesão da placa aos dentes, o que os mantêm mais brancos, outro detalhe que nos faz parecer mais jovens”, ressalta Rosario Mateo Vic, farmacêutica e diretora do Centro de Saúde e Beleza Espacio Simpatía, em Madri.

“Mas temos que procurar comer com pouco sal. Ele não é necessário, porque o sal contido nos alimentos já é suficiente para que nosso organismo funcione bem, e seu abuso favorece a retenção de líquidos e a formação de bolsas debaixo dos olhos, o que envelhece nosso aspecto”, argumenta a especialista.

Beber muita água

Até três litros diários é o que recomendou a jornalista Sarah Smith no jornal Daily Mail, em 2013, após realizar um curioso experimento. Ela passou um mês bebendo os três litros de água diários aconselhados pelos especialistas e os resultados que obteve foram espetaculares: comparando duas fotografias suas, uma de antes do experimento e outra de depois, se podia observar claramente que a diferença entre uma e outra era nada mais, nada menos, que 10 anos. Na segunda imagem ela aparecia sem olheiras, bolsas ou manchas na cara, tinha menos marcado o sulco nasogeniano e sua pele estava muito mais luminosa. Não é mais fácil beber água do que fazer um lifting?

Controlar o consumo de álcool

“O abuso de bebidas alcoólicas produz desidratação cutânea, causa a aparição de pequenos capilares e aumenta a produção de radicais livres (moléculas que produzem oxidação), que aceleram o envelhecimento. Além disso, pelo dano tóxico que causa no fígado e nos vasos sanguíneos, faz com que a pele se torne flácida, se afine e perca luminosidade. E tudo contribui para que a pessoa apresente um aspecto de cansada e para que aparente muitos anos a mais do que realmente tem”, explica a farmacêutica Rosario Mateo Vic.

Evite dietas radicais

As dietas detox não devem ser assumidas para sempre, mas podem ser um bom gatilho para uma mudança real de hábitos. Pedimos à nutricionista Luisa Wolpe Simas, especialista em nutrição clínica e mestre em medicina interna, que elaborasse um cardápio detox de apenas dois dias, para ajudar o organismo a fazer sua “faxina” mais facilmente. Segundo ela, é importante sempre lembrar que a dieta serve primeiro para que o corpo deixe de ser intoxicado com alimentos industrializados e alergênicos como lactose, glúten, soja, proteínas de origem animal, além de agrotóxicos (por isso, é recomendável privilegiar ingredientes orgânicos). O segundo objetivo é fornecer nutrientes adequados para o organismo realizar todo o processo de destoxificação.

🙂

 

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Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, casada, mãe de 3, jornalista no @avidaquer @maecomfilhos @biblianafamilia.

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