Dicas simples e rápidas para ativar a energia da vida profissional

No geral, ao montar um canto de trabalho em casa, fazemos como o @andersoncosta (autor da foto e dono da mesa acima) e adaptamos o que já temos. Mas sempre dá para melhorar. Basta seguir as dicas abaixo.

😉

No começo da década, quando compramos nosso apartamento na volta de uma temporada fora do Brasil, eu li algumas coisas interessantes sobre Feng Shui. Estava em casa e, para me distrair, alguns amigos me ofereceram livros sobre o tema crendo que me interessaria porque eu voltara do Extremo Oriente. Foi bem interessante. Apesar de não ser esotérica, gosto muito da cultura chinesa antiga porque ela se baseia na natureza e em questões intrínsecas humanas, como a sensação que temos com as coisas e a troca que os elementos têm entre si. 😉

Além disso, boa parte dos ensinamentos de Feng Shui pode ser resumida – grosso modo – na organização e utilização do que temos. Não armazenar o que não é útil e só tomará espaço, se encherá de poeira e deixará um canto (shar) de energia parada em nosso lar é um erro. E para saber disso a gente não precisa de nada esotérico, né? Como voltei do Japão com um conceito de não acumular, num estilo de vida minimalista, me identifiquei com boa parte das sugestões. Anos depois, minha querida amiga @evellyng, que estuda o tema com afinco, me presenteou com um estudo da planta do apartamento em que moramos em Sampa e tentar conciliar as coisas dentro dos espaços traçados no baguá – que pode ser entendido aqui – melhorou nosso sentimento geral sobre nosso lar.

Desta vez, eu começo o ano pensando em organizar de fato um novo espaço para trabalhar. Há um ano Gui tem dividido o escritório comigo e ainda não nos ajeitamos comme il fault para podermos trabalhar coletivamente.

Aí li um artigo de Cris Ventura ontem com dicas simples de feng shui para escritórios:

  • O lugar ideal para o computador é o centro da mesa, independente do seu formato, pois esse é canto da carreira e nada melhor do que a sua principal ferramenta de trabalho nesse local.
  • O canto central superior simboliza o sucesso e o reconhecimento.Coloque um objeto vermelho sobre o computador ou uma luminária atrás dele. (admito, estas coisas de cor eu não consigo levar tão a sério, mas a luz é importante mesmo…)
  • Do lado direito fica o canto dos relacionamentos, por isso coloque um belo porta-retrato com a foto do casal ou coloque dois objetos que formem um par. (já notaram que nos filmes em que os caras têm escritórios lindos com vista espetacular sempre tem uma foto de casal na mesa?)
  • Em seguida coloque o telefone também do lado direito para atrair clientes. (boa, mas só para quem é destro…)
  • Na sequência, coloque um objeto de metal ou multicolorido para inspirar a criatividade.
  • A prosperidade fica do lado esquerdo da mesa e essa é a energia do dinheiro. Para ativá-la coloque um cristal multifacetado e os projetos em andamento.
  • No canto esquerdo central fica o canto da família, ótimo local para uma planta ou vaso com flores.
  • Na sequência, fica o canto da sabedoria, lugar ideal para livros sobre a sua carreira.
  • Evite objetos cortantes como tesouras e abridor de cartas sobre a mesa, pois eles cortam as energias. Também evite colocar a lixeira no canto esquerdo, que é justamente a prosperidade. (estas coisas acho que sempre fiz errado hein!)

E para obter clareza mental e ativar as parcerias, entram as dicas de “limpeza” que citei antes:

  • Toda semana mande para a reciclagem os papéis que estão fora de uso: projetos antigos, anotações ininteligíveis, apostilas velhas, revistas, jornais.
  • Computador: crie filtros para evitar o excesso de emails e bloquear spams, organize os documentos em pastas por ordem numérica, alfabética, nome das pessoas, projetos ou dos meses. Exclua os rascunhos e limpe o excesso de arquivos e programas semanalmente. (hum, isso eu fiz em 2009!)
  • Uma vez por semana arquive os documentos de papel, cartões, CDs e DVDs.
  • Limpe sua gaveta e organize projetos, apresentações e listas de clientes.
  • Diariamente verifique sua agenda e liste suas tarefas.

P.S. E se você trabalha num escritório o dia todo, vale manter o bom humor e saber ter descontração, como a @cypolzer faz lá na agência onde trabalha. Vejam na foto que a simpatia das sócias ajuda muito no sucesso delas!

[update]
Posts relacionados:

[/update]

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook