Dicas para saber quem está falando do seu blog no Twitter

Descubro leitores antigos e fieis e ao mesmo tempo novos interessados no conteúdo do blog diariamente. Uma das ferramentas que me apoiam neste trabalho é a busca por palavra-chave, que me mostra quando alguém mencionou no Twitter parte da url do blog (busco por “samshiraishi” ou “avidaquer”) ou citou os perfis que uso para divulgar os posts e os conteúdos de blogs amigos.

Uso duas ferramentas para esta busca e compartilho aqui porque creio que podem ser úteis para vocês também:

Comece com o Google alerts, que tem uma configuração da busca é super simples e permite que você receba os avisos no seu e-mail ou no leitor de feed. Basta entrar no google.com.br/alerts para configurar. Uma dica: se for buscar mais de uma palavra-chave, para buscas mais precisas, coloque os termos de busca entre aspas.

Para quem usa Twitter e redes sociais na divulgação do blog, minha dica é usar o Hootsuite, que permite gerenciar redes sociais (falei dele aqui, há anos, e continua sendo uma boa opção, hoje já integrada aos smartphones e tablets iOS e Android).

Leia também: HootSuite é via web e reune Twitter, Facebook e Linkedin #recomendo

É preciso criar uma conta, mas o procedimento é simples e depois ele permite algumas vantagens para quem administra blogs como agendamento de posts tanto no Twitter quanto na Fanpage do Facebook e página do Google+ e as buscas por palavra-chave que nos permitem ver se somos citados. Clique em “add stream” e e “search” e depois configure lá o termo de busca. Para procurar links do blog que possam ter sido tuitados, indique parte da url – eu faço busca por “samshiraishi” já que o blog está no “avidaquer.com.br” – e confira tudo por lá.

Depois não se esqueça do relacionamento com quem divulga seu trabalho. Agradeça o tuite, passe a seguir os perfis e estabeleça um contato próximo.

E, para ir além, que tal deixar alguns dos blogs ou @s que mais te citam configurados automaticamente como #blogamigo? Uma ferramenta bem legal para isso é o TwitterFeed.

Com ele é possível garantir que os posts que seus blogs favoritos ou os mais amigos sejam sempre destaque na sua fanpage do Facebook, perfil do LinkedIn e Twitter. A configuração também é super intuitiva e permite que você indique o nome de quem está sendo destacado ou use uma hashtag curta. Eu posto sempre com o nome do blog indicado e a hashtag #blogamigo. Veja abaixo o exemplo da publicação na fanpage do Mães (e pais) com filhos.

Gostaram?

Abusem e usem muito, depois me contem dos resultados, tá?

E se vocês usarem outras ferramentas, compartilhem!

Leia também:

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook