Dicas para reduzir os gastos nas compras

Estamos falando em orçamento e indicando como poupar. Mas para isso é preciso conseguir pagar as contas e fazer o salário sobrar, não é mesmo? Pois reuni aqui algumas sugestões para garantir que você pague menos pelos gastos no cotidiano.

  • Prepare cardápios semanais. Quando planejamos as refeições da semana (mesmo que seja só café da manhã ou jantar em casa) podemos fazer uma lista de compras com base no cardápio e ficar menos suscetível às compras por impulso no supermercado.
  • Consiga o melhor negócio. Antes de sair para compras maiores ou específicas (como de livros ou calçados), vale a pena ver as ofertas online em casa e ter uma noção dos preços praticados. Aliás, comprar pela internet pode ser um bom jeito de se ater à lista.
  • Compre em quantidade. Ainda é o jeito mais barato e é uma opção excelente para os itens que podem ser armazenados, como massas e arroz. A dificuldade é que esta opção exige espaço para guardar. Mas, se você não tem muito espaço e quer aproveitar, pode comprar junto com uns vizinhos ou familiares, que tal?
  • Estude padrões de vendas. Mesmo sem ser oficial, na prática as cadeias de supermercados dão descontos em alimentos em intervalos regulares. Sorvetes, pães, refrigerantes e vários produtos perecíveis estão nesta lista. Quando descobrir o padrão do seu supermercado, aproveite!
  • Tenha discernimento. Nunca compre nada, não importa quão tentadora seja a oferta, sem que você precise ou goste muito. Comprar pensando só em aproveitar a promoção leva ao desperdício.

E depois que você estabelecer um orçamento mensal, adote como uma rotina poupar, da mesma forma que você paga as contas básicas como luz, aluguel, por exemplo. Trate com o mesmo “respeito” sua poupança e verá os resultados!

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook