destaque / Destaque Mãe / educação / pequenos leitores

a ultima princesa fabio yabu

A partir de um post, escrito em resposta à pergunta de uma mãe de duas meninas, de 12 e 14 anos, iniciei uma busca por livros interessantes para esta faixa etária. Pesquisei e relembrei de obras que lemos há alguns anos e das quai gostamos muito.

Acredito que hoje as meninas não leriam mais O Diário de Ana Maria, de Michel Quoist (um livro que minha mãe leu quando tinha uns 13 anos e me deu de presente quando fiz 11), Pollyanna, de Eleanor H. Porter, e O Diário de Anne Frank. São obras históricas, mas não estou certa de que as adolescentes atuais se identificariam tanto com os personagens. Lembrei que quando minha irmã mais nova tinha esta idade comprei para ela dois livros que ela adorou: O cidadão de papel, de Gilberto Dimenstein, e O Diário de Zlata, de Zlata Filipovic, no qual a menina escreveu sobre os horrores que presenciou durante a guerra em Sarajevo (de 1991-93).

Como disse para a mãe que me pediu as indicações, é importante saber mais coisas sobre os jovens leitores, pois a leitura só é prazeirosa se trata de temas que de alguma forma nos interessam, como música, lugares, esportes, hobbies. Eu não li, mas já vi para vender e fiquei curiosa demais com O Livro das Garotas Audaciosas,de Andrea J. Buchanan e Miriam Peskowitz. Se for como O Livro Perigoso para Garotos, dos irmãos Iggulden, indicado para meninos de 0 a 100 anos, vale a pena.

Mesmo assim arrisco algumas sugestões atuais e de interesse universal como George e o segredo do universo, de Stephen Hawking, sobre o qual falei no post Astronomia para crianças. Em Que história é essa?, Flávio de Souza, roteirista de premiadas produções infanto-juvenis do cinema e da TV brasileiras, que traz uma coleção de charadas, enigmas e curiosidades sobre personagens de contos antigos.  E a série Mano descobre, escrita por Gilberto Dimenstein, é muito boa, divertida, leve e com trechos em “internetês”, debatendo de forma natural os temas presentes no cotidiano dos adolescentes, como comentei em Livros para tweens.

Tem adolescentes com alma gentil e profundidade de conteúdo, mas aquela nostalgia de quem foi muito amado na infância e tem lembranças ótimas das férias em família? Leia com eles Aquela água toda, de João Anzanello Carrascoza, da Cosacnaify e que é um dos mais meigos dos últimos tempos!

O nascimento de Zeus, sobre o qual falei em Zeus para crianças, trata da mitologia grega de forma leve e agradável e faz parte de uma série Mitos do Mundo, coordenada pela antropóloga Betty Mindlin e com alguns títulos selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (pnbe), plano de incentivo à leitura do Ministério da Educação.  Na mesma linha cultural, Raimundo Cidadão do Mundo, no qual Fábio Yabu (que conhecemos na Primavera dos Livros de 2008), famoso pela série Princesas do Mar e o game Combo Rangers, narra em poesias deliciosas e leves as viagens de um intrépido viajante num passeio cultural.

E o livro mais recente de Yabu, A última princesa, é minha grande sugestão, pois é dos meus favoritos nos últimos tempos. E, como fala da Princesa Isabel, fica a dica para presentear os jovens leitores neste mês de celebração da abolição da escravatura.

Se você tem dicas de livros que sua família leu, compartilhe conosco, deixe sua opinião!

🙂

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas