destaque / empreendedorismo

Como a Sam já contou, estive participando do 4° Fórum Mulheres em Destaque sobre Liderança Feminina, que aconteceu nesta semana (25 e 26 de novembro de 2014) e começo hoje a dividir com os leitores do @avidaquer como foi esta experiência.

Sou a Nivia, mulher, mãe da Luiza, Psicóloga especializada em Gestão de Pessoas, com atuação em RH, Ações Sociais e Saúde Mental, além de Psicoterapeuta Existencial. E aqui faço uma participação (quase) como jornalista (risos), desenvolvendo uma tarefa mais do que especial, à convite da querida Sam (obrigada e obrigada!!): além de cobrir o evento, também promover uma reflexão em torno do assunto que tanto nos interessa: o papel da mulher na sociedade e no mundo corporativo.

Foram dois dias de grande inspiração. O Fórum contou com lideranças femininas de grande destaque, fazendo jus ao nome, e apresentou diversos temas para discussão sobre o cenário da mulher em posições de liderança no Brasil e pelo mundo, além de dicas sobre como alavancar a ascensão profissional.

A organização do evento estava incrível. Logo na entrada fui encaminhada à sala de imprensa e recepcionada pela atenciosa Cris Moraes, que me posicionou sobre as palestrantes presentes e se colocou à disposição para ajudar no que eu achasse necessário.

Foi entregue a cada participante, a maioria mulheres, mas alguns (poucos) homens também, uma sacola lindíssima, produzida pelo Instituto Adelina, que é um projeto de inclusão social para capacitação e geração de renda em comunidades carentes, criado pela Dudalina, inspirado em sua fundadora, a Dona Adelina, e que utiliza sobras dos tecidos das camisas para ensinar e produzir artigos em patchwork.

Do início ao fim, o evento mostrou esta organização cuidadosa, em que cada momento revelava o capricho com que foi pensado e executado. Desde os pequenos detalhes com a recepção dos participantes, coffee breaks, espaços de incentivo à networking, até o respeito à programação e gestão do tempo, sendo cumpridos os horários previstos. Impecável!

Cristina Kerr (idealizadora do Fórum) e Nivia Gonçalves (nossa convidada e cocriadora do Startup Weekend Família)

Cristina Kerr (idealizadora do Fórum) e Nivia Gonçalves (nossa convidada e entusiasta do Startup Weekend Família)

Conversei com a Cristina Kerr, idealizadora do Fórum Mulheres em Destaque, e organizadora através da CKZ Eventos e não pude deixar de agradecer pela ideia e elogiar o cuidado e capricho percebido por mim durante todo o evento. E neste encontro pude comprovar que a obra tem ‘a cara do dono’, ela é uma mulher incrível! Simpática, disponível, visionária. (E adorou o nome do Blog, A Vida Quer, porque ela também Kerr rsrs).

Só posso contar aqui que foi uma grande experiência estar presente e vivenciar estes dois dias ao lado de mulheres incríveis e inspiradoras.

A abertura do evento foi feita pela Cristina Kerr, que deu boas vindas a todos os presentes, e pela Adriana Carvalho, Assessora para Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres.

Adriana veio de pashimina laranja, em homenagem ao “Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres”, citando iniciativas coordenadas pela ONU Mulheres, como “Valente não é Violento”, pelo apoio à Lei Maria da Penha, em parceria com a AVON.

Adriana Carvalho, Assessora para Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres

Apresentou em sua fala, dados a respeito da equidade de gênero, de acordo com o IBGE, demonstrando que mulheres são a maioria da população, e vivem mais, mas tem oportunidades ruins de emprego e ganham menos, embora estudem mais que os homens. O que faz necessário com que a mulher tome partido.

Ainda sobre o trabalho da ONU Mulheres, falou sobre empoderamento econômico das mulheres, mostrando que empresas que as tem compondo sua direção tornam-se empresas mais lucrativas. Apresentou também as ações da ONU com o objetivo de promover este empoderamento, centrando esforços para ser uma voz global, regional e local para eliminar a discriminação e alcançar a equidade de gênero.

Adriana encerrou sua apresentação citando Martin Luther King, que diz que “ O poder sem amor é temerário e abusivo. O amor sem poder é sentimental e anêmico. Poder, no seu melhor, é o amor implementando as exigências da justiça: e a justiça, no seu melhor, é o poder corrigindo tudo o que se impõe contra o amor.”

Lindo, não é mesmo? E esta foi só a abertura do evento, riquíssimo em aprendizado e em inspiração.

Sobre o conteúdo dos painéis apresentados, tentarei contar sobre cada um deles em posts separados, pois seria egoísmo guardar apenas para mim tanta riqueza.

E o primeiro deles trouxe um assunto um tanto controverso: “Cotas para Líderes Femininas”.

Ficou curiosa (o)?

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Sou Nívia Masutti, psicóloga, mãe da Luiza, membro do grupo Mães (e pais) com filhos no Facebook, entusiasta de assuntos relacionados à maternidade, relacionamentos e sonhos.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas