Diabetes no Fantástico

“O diabetes descompensado prejudica a visão, o funcionamento dos rins e a circulação do sangue. Ele é uma das principais causas de derrame cerebral, ataque cardíaco, insuficiência renal e amputação.”

Como filha e neta de diabéticos eu teria “obrigação” de acompanhar esta série (Diabetes, o inimigo oculto) do Fantástico, mas acabo esquecendo de ver o quadro com o Dr. Drauzio Varella. Daí que ao buscar os vídeos na página da emissora eu decidi postar aqui para quem não viu, mas deveria ver. Como diz o médico, diabetes mal cuidada pode trazer consequências muito graves e elas são mais frequentes do que imaginamos.

Silencioso, o diabetes costuma ser relacionado a uma doença de crianças ou de velhos. Mas jovens podem ser acometidos da doença. Num dos episódios Drauzio Varella apresentou a vida da estudante Aline Silva, que aos 20 anos descobriu que tinha diabetes. Sua história representa a realidade de milhares de brasileiros que convivem silenciosamente com a doença até os primeiros sinais.

“Durante o período de um ano, a produção do programa acompanhou a rotina da estudante, desde as primeiras consultas até o diagnóstico correto da doença. Mesmo sabendo que estava com diabetes, a jovem percorreu um longo caminho tratando a doença de maneira errada e apenas meses mais tarde começou o tratamento adequado para seu tipo de diabetes. Com o exemplo de Aline, Dr Drauzio falará dos riscos que um tratamento inadequado pode trazer, além de todo o processo que a jovem teve que enfrentar, com meses de consultas e exames, até receber dos médicos as indicações corretas.”

Mais de dez milhões de brasileiros são portadores de diabetes, mas boa parte deles nem desconfia. Para mudar isso, a Associação Nacional de Diabetes faz mutirões para testes de glicemia.

E encontrei também um especial do Globo Comunidade sobre Diabetes de 03/04/2011:

Segundo dados do Ministério da Saúde, dez milhões de brasileiros sofrem de diabetes e 500 novos casos surgem todos os dias. Especialistas no assunto explicam os diferentes tipos da doença e dão dicas de tratamentos que ajudam a prevenir esse mal.

Hábitos simples como a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável e a realização de exames são essenciais na prevenção da diabetes. Conheça algumas iniciativas do sistema público de saúde que vem ajudando no combate a doença.

Há casos de diabetes até em bebês. Nos jovens, a doença tem o pico de incidência entre 10 e 14 anos. Saiba quais exames os diabéticos precisam fazer com regularidade.

A presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Lenita Zadjdenverg fala sobre o estilo de vida que propícia o surgimento da doença, as possibilidades de prevenção e tratamento.

P.S. E tem outros posts sobre Diabates aqui no blog: Diabetes e qualidade de vida e  Comida que cuida.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook