cidadania

“Ser voluntário é uma atitude de amor e de cidadania”.

Hoje é Dia Mundial do Voluntariado. Data instituída pela ONU em 1985, a data não só visa incentivar as atividades de voluntariado, mas é também uma homenagem mais do que merecida aos cidadãos que dedicam seu tempo, talento ou trabalho para ajudar quem precisa.

Tenho sido voluntária em diferentes ações durante toda minha vida. Comecei com 8 anos, quando eu e uma amiga fomos indicadas para participar de reuniões da Cruz Vermelha em nossa escola. De lá para cá, sempre me envolvo em algo e o mais duradouro foi participar (e depois planejar) ações no Interact, parte adolescente do Rotary Club, onde fiz muito serviço braçal para instituições de caridade curitibanas.

Cada um pode fazer a sua parte. Algumas empresas, como o Grupo Santander e a Pfizer tem programas de voluntários que acontecem periodicamente ao longo de todo o ano. Outros são iniciativas individuais, como vi no Hospital Cajuru em Curitiba, onde um grupo grande de aposentados se reveza diariamente para conduzir os pacientes sem familiares para os exames e cirurgias. Parece pouco, mas imaginem como é significativo ter uma mão e um sorriso caloroso quando estamos vulneráveis por nossa saúde? Eu tive o carinho deles quando meu filho ficou hospitalizado em julho de 2008 e garanto que faz muita diferença.

Selo 2009 2010 voluntariadoSe você tem vontade de voluntariar, mesmo que poucas horas por semana ou por mês, procure um local. No Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP)há palestras e orientações sobre o tema e no site deles é possível encontrar um lugar perto de você para ajudar, num sistema ótimo que encontra o local usando seu CEP. Eu tomei um susto quando testei com meu CEP, descobrindo que tem lugares a menos de 500m de casa onde eu posso ser útil.

Pode confiar, o CVSP certifica organizações parceiras e seus projetos de voluntariado com um selo que tem validade de 2 anos e é oferecido para 00 organizações que desenvolvam os melhores projetos de voluntariado. E se você quiser saber mais, assista à palestra gratuita “Voluntariado e Transformação Social” , basta agendar sua participação no fone (11) 3284-7171. E no site Voluntários on line você pode ser voluntário sem sair de casa. Por exemplo, nesta semana estão buscando um Twitteiro Divulgador da Semana Brasil Voluntário 2009Blogueiro Divulgador da Semana Brasil Voluntário 2009.

Que tal, vamos nos voluntariar? 😉

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas