bem estar / social good

Faz pouco tempo, mais precisamente 12 anos, que o dia 14 de junho foi instituído como Dia Mundial do Doador de Sangue pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A ideia era homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas todos dias, além de ser o aniversário de Karl Landsteiner, ganhador do prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.

Dia Mundial do Doador de Sangue - Laila Sena

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1.9% dos brasileiros doam sangue regularmente – em uma nação de mais de 200 milhões, mas podemos mudar esse hábito: toda pessoa saudável pode doar. Homens, a cada 2 meses (sendo 4 doações ao ano) e mulheres, a cada 3 meses (sendo 3 doações ao ano).

Para quem duvida da necessidade, os dados não deixam mentir. No Brasil, entre 2003 e 2013 houve um aumento da utilização de bolsas de sangue em 84% nos transplantes, de 619% nas cirurgias, 627% em atendimentos de urgência. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que 5% da população de um país doe sangue regularmente para manter os estoques de sangue dos hemocentros. No país, o percentual está entre 2% e 2,5%. No Rio, onde resido, o índice é ainda menor: apenas 1,8% dos cariocas doam sangue.

Para mudar essa estatística, você pode se tornar um doador de sangue! Basta procurar o hemocentro (ou hemonúcleo) mais próximo de sua residência.

The following two tabs change content below.
Eu sei falar de muitas coisas, mas na maioria das vezes sai tudo bagunçado. RP, saúde, doação de sangue e amor (sobre tudo).

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas