destaque / social good / sustentabilidade

Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação

Hoje é o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação. A data, estabelecida pela ONU Brasil, tem como objetivo promover a sensibilização pública e a cooperação internacional no combate aos efeitos da desertificação e da seca na vida das pessoas.

Desde que me envolvi com a causa do Velho Chico (entenda aqui) eu tenho acompanhado par e passo as ações para combater a desertificação no Semiárido Nordestino, com pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Para ajudar, no último ano a seca bateu à minha porta, né? Estamos vivendo uma estiagem feia no Sudeste!

b3w-287-1

E creio que podemos aprender muito com o que tem sido feito pelo Instituto Nacional do Semiárido, que desenvolve ações para combater à desertificação e para melhorar a vida da população que convive com a estiagem. Os programas deles estão aqui e há trabalhos interessantes, como o estudo “Estado da arte da desertificação, degradação da terra e seca no Semiárido brasileiro: mapeamento das áreas vulneráveis, tecnologias e experiências de recuperação”, que traz o panorama atual nas áreas mais suscetíveis a secas e processos de desertificação.

Quer saber mais? Acompanhe comigo os projetos a seguir:


Estatísticas