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19 de fevereiro é o Dia do Esportista e em 2015 também é o começo do Ano Novo Chinês, achei que seria uma boa ocasião para um compromisso público.

🙂

Aos 42 anos quero virar algo que nunca fui: atleta.

(Podem me cobrar, ta?)

Eu ando empolgada com a contagem de passos, caminhadas e corridas, sem falar nos lances de escada que meu aplicativo Saúde registra automaticamente pra mim, já pensando no plano que colocarei em prática a partir de março: voltar a praticar atividades físicas regulares.

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Faço meus #30tododia (trinta minutos de atividade física diária, que incluem tudo, dos passos ao falar no telefone, os lances de escada, a caminhada para buscar e levar filhos na escola.

Mas nunca fui atleta, sempre fui a nerd CDF da turma e reprovei em Educação Física no Ensino Médio. Na infância brincava muito, fiz natação e salto, treinei ginástica rítmica desportiva e fiz balé. Também sempre caminhei muito, optei por escadas e gosto de usar bicicleta como meio de transporte (embora minha estrutura de vida atual não precise de bike, pois faço tudo a pé, de tão perto que é.

E caminhar deve ter sido a garantia da minha saúde nas gestações – quando não apresentei problemas circulatórios ou alterações metabólicas – e ajudou a manter a forma, por conta do equilíbrio energético, pois as calorias entram e são gastas numa medida boa.

Li um artigo que focava nos benefícios da atividade física (que trabalha tanto o corpo como a mente) inclusive para os bebês que ainda estão na barriga da mãe. Além de reduzir o risco de complicações obstétricas, os exercícios controlam melhor o ganho de peso e auxiliam na redução de depressão e estresse, bem comuns nessa fase da vida da mulher.

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Confira a seguir:

• Atividades aquáticas, como hidroginástica e natação, são as mais recomendadas para as gestantes, pois diminuem as dores lombares e o inchaço, já que evitam as forças gravitacionais;
• Caminhadas, ioga e pilates também são algumas opções para as grávidas que não praticavam exercícios antes da gravidez. Grávidas que mantinham um bom condicionamento físico podem continuar a realizar os mesmos exercícios, se assim o médico liberar;
• As mamães que já tiveram ameaças de aborto espontâneo, bebê prematuro, sangramento forte, problemas na coluna lombar ou no quadril, tem pressão alta ou alguma doença pré-existente ou que terão mais de um bebê, também podem praticar exercícios, no entanto, necessitam de mais atenção e acompanhamento médico redobrado;
• Nos primeiros três meses é importante evitar a elevação excessiva da temperatura do corpo. Ao longo dos nove meses de gestação, diminuir o ritmo de exercícios será fundamental. Após o terceiro mês, é preciso desconsiderar os exercícios em que a posição predominante seja com a barriga para cima ou aqueles em que a grávida permaneça em pé por muito tempo, pois eles podem reduzir o fluxo de sangue do bebê;
• A hidratação constante e o uso de roupas fresquinhas é bastante importante, além do uso do protetor solar para os exercícios ao ar livre.

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E uma “curiosidade” do Dia do Atleta para quem ainda está planejando a gravidez e sonha em ver o filho brilhando em alguma prática esportiva: dá para ajudar a genética atlética planejando quando o nenê vai nascer.

Cientistas realizaram testes de força, resistência e capacidade cardiovascular em cerca de 9 mil meninos e meninas de 10 a 16 anos. da Universidade de Essex, no Reino Unido e divulgaram os resultados no International Journal of Sports Medicine sugerindo que crianças nascidas em setembro, outubro e novembro (período entre o outono e o inverno no hemisfério norte) são mais fortes e em forma do que os outros. Os bebês que vêm ao mundo entre maio e julho (época mais quente por lá ) seriam menos aptos pro esporte.

Adaptando ao nosso clima e hemisfério (sul), no Brasil o período ideal seria justamente o contrário do hemisfério norte porque maio, junho e julho é o período de outono/inverno.

Mas por que isso acontece? 

Os especialistas explicaram que isso ocorre por conta da grande exposição da mãe à vitamina D – proveniente do sol – no fim da gestação. Esse composto está associado ao estímulo dos ossos e o crescimento de músculos. Isso poderia ser um fator que ajudasse no desenvolvimento de um novo atleta.  

 E ai, te convenci a fazer uma caminhada ou corrida sob o sol todo dia?

Já pararam para pensar o quanto a gente se exercita no ir e vir das cidades? 

Quem mais ai é #atletadeasfalto? 

Conte sua experiência e me avise marcando com a hashtag 😉 

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Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

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