Dia de dar graças #GivingTuesday

20121122-115026.jpg

Encontrar-se com amigos e familiares para uma refeição especial num dia tradicionalmente ligado à gratidão. Não parece mesmo uma ideia admirável e “copiável”?

De todas as tradições recentemente importadas dos EUA o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) sempre me pareceu o mais interessante para copiarmos. Infelizmente o que vejo é um salto do Halloween (Dia das Bruxas) direto para o Black Friday (o dia de super descontos depois do Thanksgiving).

Curiosamente o único feriado estadunidense importante que passei lá foi um Thanksgiving Day – a time for many people to give thanks for what they have – em Los Angeles, numa viagem durante a gravidez do meu filho mais velho. Na ocasião não me faltavam motivos para uma pausa e para agradecer pelo que eu tinha. Alegria pelo bebê, por ter trabalhado por alguns anos na minha área profissional e na terra dos meus ancestrais, por estar prestes a voltar a morar no Brasil perto dos nossos familiares.

É quando fazemos uma pausa para pensar nas bênçãos (conquistas ou sorte, como preferem os que não têm na fé sua filosofia de vida) que percebemos como temos motivos para nos doar e ajudar o mundo a melhorar.

Por isso neste dia eu os convido a conhecerem dois movimentos.

O primeiro é o de voluntariado online organizado e estimulado pela ONG catarinense Instituto Voluntários em Ação.

Utilizando o Portal Voluntários Online e as redes sociais, o grupo faz o “casamento” entre a vontade de ajudar e o local/instituição que precisa da sua ajuda. Com seu CEP é possível descobrir um espaço social perto de você que pode se beneficiar com sua ajuda, assim como também é possível ajudar apenas virtualmente, de onde estiver e quando (ou por quanto tempo) quiser. Simples assim, com um toque de mouse e um passo virtual em direção ao próximo é possível ajudar a sociedade a reagir e resolver problemas pontuais.

E já que o Dia de Ação de Graças, que nasceu nos EUA no século XVII, acontece na quarta quinta-feira de novembro, que tal escolhermos uma data para agradecer e sermos generosos? O outro movimento que compartilho com vocês neste dia tem este viés e eu conheci na palestra de Aaron Sherinian no Seminário Social Good Brasil: o #givingtuesday.

O movimento, que tem seu auge no dia 27/11/2012, convida organizações, famílias, empresas e pessoas a repensar e reformular o modo como pensamos nesta época de doação, filantropia e generosidade, que lá começa com o Dia de Ação de Graças, para nós tem relação com o final de ano.

O convite é tão simples que parece quase ingênuo:

Encontre um jeito de sua família, sua comunidade, sua empresa ou organização participar de atividades de doação. Em seguida, conte para seus contatos (nas redes sociais ou ao vivo) o que você tem feito, estimulando-os a doarem seu tempo e conhecimento para fazer coisas que são importantes e fazem diferença no mundo. Faça parte desta celebração mundial de generosidade e ajude a criar uma nova tradição.

Vamos apoiar gente?

P.S. A imagem que abre o post é do Instagram de Martha Gabriel.

[mil perdões pelo post que foi escrito no iPhone na espera da consulta médica. Perdoem os erros!]

 

Posts relacionados

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook