casa / destaque

Reunindo os enfeites antigos, planejando a nova decoração deste ano, revivi algumas das tradições que aprendi com minha avó, que era adorava esta época e se esmerava, decorando a casa com primor e recebendo visitas o mês todo, com muita gente interessada em ver sua casa super decorada.   No interior do Paraná, onde nasci, ainda é tradição as pessoas passearem à noite para ver a decoração das casas e há premiação para as mais bonitas. Minha tia Leda Weingärtner é sempre uma das mais celebradas e foi da casa dela que trouxe algumas ideias para quem quiser encher a casa de alegria natalina.

Não sei exatamente se tem “dia certo” para montar a árvore de Natal. Os católicos relacionam o ato ao nascimento de Jesus e à nova vida que nasce com seus ensinamentos. Como no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas no inverno, menos o pinheiro, esta árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus.

decoração de natal com filtros de papel melitta

Um dos grandes símbolos do Natal é a coroa do advento. Formada com ramos verdes e em formato de círculo, a coroa simboliza a unidade e a perfeição, sem começo e sem fim. Por ser uma coroa, representa também o nascimento do rei.

Ainda seguindo esta tradição, a árvore deve começar a ser montada no dia de 30 de novembro, quando se inicia o tempo do advento para a Igreja. Dentro da superstição, há outra recomendação: não devemos montar tudo de uma vez, o certo é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do advento, repetindo o tempo de preparação.

Decorando a casa para o Natal - foto de Sam Shiraishi - todos os direitos reservados e proibida a reprodução

Na minha família seguimos uma outra medida, também importada do Hemisfério Norte. Gostamos de fazer um jantar em família no Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) e começar nossa preparação nesta data, com agradecimentos diários pelo ano que tivemos e pela felicidade de estarmos juntos em mais um ano.

Nesta ano, em especial, o Dia de Ação de Graças foi também o da chegada do meu pai do hospital. Ele fez uma angioplastia e está “com o coração novo”, cheio de vida, por isso temos motivos extras para dar graças a Deus neste dia.

Decorando a casa para o Natal - foto de Sam Shiraishi - todos os direitos reservados e proibida a reprodução
E ai, na sua casa, como é? Tem árvore o mês todo ou só na véspera do Natal?

Gosta do tema? Acompanhe o álbum sobre o tema na fanpage do blog:

Posts relacionados

Você pode gostar também de ler:
O cineasta Rafael Primot juntou um elenco incrível pra contar histórias de amor. Com Maria Luisa
Desde que fiz meu primeiro detox digital, num verão há alguns anos, eu tenho descoberto
Como envolver os estudantes nas decisões da escola e promover uma cultura de participação?  Nesta
Como lembrou Francisco Russo no Anime Pop, “o bom anime japonês tem por tradição lidar
Eu vi nascer o Fórum Cristão de Profissionais. Estava no culto num domingo em que
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas