destaque / sustentabilidade

Não herdamos a Terra dos nossos ancestrais, emprestamos dos nossos filhos

Gosto imensamente deste provérbio dos nativos americanos:

“Não herdamos a Terra dos nossos ancestrais, emprestamos das nossas crianças”

Podia dizer dos nossos filhos, mas seria egoísta. Emprestamos de todas as crianças, de quem virá e que merece ter um espaço digno, saudável e pleno para viver.

Escolhi-a para registrar o que sinto que devemos ter em mente numa data como a de hoje, que mescla o Descobrimento do Brasil com o Dia da Terra.

Leia também: Novos rurais e uma ecocasa no Dia da Terra

Creio que este conceito de que “depende de nós” é o que a Nasa quer passar quando cria a ação “mosaico de selfies” que tem sido noticiada durante todo este dia na mídia, compondo, através dos autorretratos, um mosaico único das pessoas que habitam nosso planeta.

logo

O projeto, colaborativo – basta postar uma foto no Twitter, Instagram ou Google+ usando a hashtag #GlobalSelfie ou direto na página do evento #GlobalSelfie no Facebook ou #GlobalSelfie no Flickr – relembra o movimento original do Dia da Terra que surgiu como um movimento universitário e se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo.

Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.

Antes tarde do que nunca, a ONU reconheceu a data em 2009 e instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado em 22 de abril.

Leia também: Águas das Florestas no #diadaterra

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas