Desenhar ou rabiscar? #littlereaders

Dinossauro by @giorgio_w por você.
"Dinossauro pescoçudo" by @giorgio_w

Outro dia, no Mãe com filhos, recebi uma pergunta de um pai de uma criança de 3 anos, que queria saber como ensinar o filho a desenhar melhor. Falava de programas como Art Attack da Disney e Mister Maker do Discovery Kids. E me deixou pensativa.

Eu sempre deixei os meninos desenharem e pintarem muito – livremente, sem cobranças ou regras. O que fez com que refinassem os desenhos, conforme ganhassem maturidade e coordenação motora fina, foi aquela velha estratégia de colocar na porta da geladeira – ou na parede do corredor, onde colei as obras por muito tempo. E na sala de casa, em lugar de honra, tenho quadros emoldurados que foram pintados por eles – sem falar que no quartinho de livros e brinquedos eles pintaram as paredes com monstrinhos criados depois de um encontro de grafiteiros!

Enfim, creio que o segredo é deixar a criança livre e criar uma conversa – um convite a aprimorar o trabalho de acordo com a exposição, porque eles mesmos poderão ver o que fizeram e julgar né?

Como vocês trabalham isso em suas famílias?

Abri esta questão nos Pequenos Leitores, que mantenho com outros pais, mães e educadores para trocar dicas culturais para crianças. Gosto muito de trocar idéias lá e foi bom levar um “puxão de orelhas” da @tebenas outro dia, uma cobrança para que eu atualizasse mais a rede social. Já tem vivências por lá, quer conferir? Clique aqui e junte-se a nós!


[vídeo que fiz no domingo passado com os meninos pintando quadros – pedido que tinham feito nas semanas de provas e que eu prometera autorizar nas férias – e que mostra bem o jeito deles interagindo com este tipo de brincadeira]

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.