Desbravando a floresta #BauDeDiversoes

20111215-104608.jpg

Caça ao tesouro, Em busca do tesouro, Tesouros da floresta… tantos nomes interessantes para uma das brincadeiras mais divertidas da infância, a de “desbravar” a floresta!

20111215-104226.jpg

Ok, nem precisa ser floresta de verdade, para os pequenos basta um jardim e um adulto criativo coordenando o grupo para aumentar a emoção. Aqui em casa Desbravando a floresta é uma brincadeira coletiva da qual todos participamos – e uma brincadeira que se repete, tanto que as fotos deste post são de vários dias.

20111215-104341.jpg

Meu marido sempre assume a posição de líder e cria vários desafios para as crianças. Fica quase uma gincana, mas sem tesouros ou prêmios no final… o grande objetivo por aqui é brincar e criar histórias na natureza.

20111215-104655.jpg

Gostou? No site do Baú de Diversões tem algumas dicas legais para quem quer brincar e gostaria de algumas linhas para guiar as primeiras experiências:

Primeiro, determine um espaço para a brincadeira acontecer. É legal que seja um parque, jardim ou parquinho, de preferência com plantas. Prepare uma lista de coisas que as crianças devem procurar. Podem ser pedrinhas, folhas verdes, folhas amareladas, gravetos, pedacinhos de grama, flores, penas de aves, trevos, punhados de areia etc. Você também pode esconder pequenos objetos, como palitos de picolé, canudos, aviõezinhos de papel etc.
Separe a turma em grupos de 3 ou 4 jogadores e dê a cada grupo uma lista de objetos para encontrar. As listas devem ser iguais. Ao seu sinal, os grupos saem procurando os objetos. Ao final de 3 ou 5 minutos, o grupo que tiver encontrado mais itens é o vencedor.
Importante; se alguém sair da área determinada para a brincadeira, está desclassificado.

E quer saber do melhor? Além de estimular a conviviência e aproximar pais e filhos na natureza, a brincadeira ajuda a desenvolver a atenção, a capacidade de planejamento, o senso de observação e de equipe.

Aproveite um ds dias de folga próximos e teste num parque com as crianças da família! Você vai curtir!

20111215-105022.jpg

[Mas cuidado: você corre o risco de descobrir um “macaquinho” e voltar para casa com uma criança transformada (de modo positivo, claro) pelo tempo em meio às árvores… Aconteceu comigo!]

O baú de diversões da NINHO Soleil continua e vale acompanhar as atividades de todas as mães blogueiras que assumiram o compromisso de abrir o Baú de Diversões nas suas casas e contar em seus blogs sobre as brincadeiras nas suas casas. Gisele Barcellos(@kidsindoors), Monica Brandão (@comercrescer), Eliane Ceccon(@1001roteirinhos), Sam Shiraishi (@samegui), Cybele Meyer (@educaja) e Tiffany Stica (@blogdati).

Acompanhe a gente e siga a hashtag #baudediversoes. E não deixe de contar aí nos comentários, no Twitter ou no seu blog quais são as suas atividades favoritas.

Posts relacionados

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook