relacionamentos

‎"Quando você tiver um limão, faça uma limonada. Isso é o que um grande educador faz. Mas um tolo faz exatamente o contrário. Se vir que a vida lhe deu um limão, renuncia e diz: Estou derrotado. É o destino. Não tive sorte. Depois, põe-se a queixar-se amargamente do mundo e entrega-se a uma orgia de auto-piedade. O homem sensato, porém, ao receber um limão, diz: Que lição posso tirar desse infortúnio? Como poderei melhorar minha situação? Como poderei transformar este limão numa limonada?" Dale Carnegie

Quantas vezes você ouviu alguém dizer: se tiver um limão, faça uma limonada. Referindo-se à capacidade de aproveitar tudo, inclusive as coisas ruins que a vida dá, à criatividade e empreeendorismo, ou mesmo à resiliência, o ditado quer dizer o mesmo: ao invés de reclamar, reaja.

Gosto muito desta visão da resiliência como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico.

Hoje descobri, por acaso, numa atualização da escritora Odívia Barros, de onde veio o famoso ditado: é um capítulo do livro Como evitar preocupações e começar a viver, de Dale Carnegie. O famoso (e antigo) guru do positivismo e da auto-ajuda cabe para muitos dos reclamões das redes sociais, não?

‎”Quando você tiver um limão, faça uma limonada. Isso é o que um grande educador faz. Mas um tolo faz exatamente o contrário. Se vir que a vida lhe deu um limão, renuncia e diz: Estou derrotado. É o destino. Não tive sorte.
Depois, põe-se a queixar-se amargamente do mundo e entrega-se a uma orgia de auto-piedade. O homem sensato, porém, ao receber um limão, diz:
Que lição posso tirar desse infortúnio? Como poderei melhorar minha situação? Como poderei transformar este limão numa limonada?”
Dale Carnegie

E para quem curtiu, uma dica: o livro pode ser lido na web, gratuitamente, como no documento que anexo neste post.

Como evitar preocupações e começar a viver

Você pode gostar também de ler:
Qual o tamanho do mundo que você quer para seu filho? Esta é uma pergunta
Em feriados ou a gente viaja ou decide que vai resolver aquele cômodo da casa
Nesta semana, a cidade do Rio de Janeiro tem sido palco para os diversos debates
"Global warming is threatening the long term existence of polluting courier planes, trains and automobiles,
É com imensa alegria e orgulho que apresento aqui um novo projeto que meu filho
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas