De Misha a Sochi, festa olímpica também é cultura!

Quem mais aí viu a festa russa de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi?

Cá estou eu, sozinha, madrugada a dentro vendo fofuras na TV e meus três lindos dormindo… me deu uma saudade enorme da minha mãe, que adora ver as festas de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e com quem me encantei vendo o Misha quando era pequena.

E pra quem é muito jovem, vale conhecer o Misha, mascote das Olimpíadas de Moscou em 1980. O boneco, criado pelo ilustrador soviético Victor Tchijikov (famoso por seus desenhos para livros infantis), é uma versão simpática do animal símbolo da Rússia e foi nomeado com um apelido muito comum: do nome Mikhail (em português, Miguel).

20140208-011234.jpg

O uso do ursinho nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos, transmitidas pela televisão, emocionou o mundo: Misha aparecia em movimentos produzidos por um enorme mosaico de coreógrafos carregando placas coloridas, que eram levantadas e abaixadas segundo um movimento perfeitamente sincronizado pelas pessoas nas arquibancadas do estádio. Um momento marcante ocorreu durante a cerimônia de encerramento, quando uma coreografia simulou a queda de uma lágrima do olho do ursinho, fazendo Misha chorar.

Dois detalhes são curiosos e ambíguos nesta história: Misha foi o primeiro mascote de um evento desportivo que alcançou êxito comercial global e isso aconteceu num país socialista que em teoria não primava pela obtenção de lucros, a então URSS. Diversos produtos foram vendidos em todo o mundo com sua imagem e até os animês japoneses de Misha foram um sucesso.

20140208-010028.jpg

Os ursinhos de pelúcia, tradicionalmente nomeados “Teddy”, mudaram de nome por conta do Misha! E você conhece a história do Teddy Bear? Dizem que remonta a uma caçada realizada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt que, ao se deparar com um urso ferido e encurralado, “Teddy” (o apelido do presidente) recusa-se a matá-lo. Os jornais então publicam caricaturas do Teddy’s bear, que mais tarde serviriam de inspiração a Morris Michtom , dono de uma loja de doces, para criação deste famoso brinquedo infantil.

P.S. Como “lembrou um jornalista, o interessante é que os Jogos de 1980 foram “esvaziados”, com somente 81 países – o menor índice de PARTICIPANTES desde 1956. Isso devido ao boicote do grupo de 61 nações liderado pelos Estados Unidos. Em 1979, tropas soviéticas invadiram o Afeganistão. Tempos depois, os EUA financiaram o Talibã para retomar o poder e sabemos o que aconteceu… Em 1984, na Olimpíada de Los Angeles, o boicote foi do grupo soviético.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.